terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sobre a Mudança de Instalações do Clube Desportivo da Póvoa


Todas as pessoas que me conhecem bem sabem o carinho que nutro pelo Clube Desportivo da Póvoa. Participei, de modo intenso e nas funções mais diversas, na sua vida durante mais de vinte anos. Interrompi a minha participação activa porque, sendo professor e trabalhando regularmente em horários mistos mas com forte componente nocturna, não podia dar o acompanhamento necessário como treinador, coordenador ou dirigente.
Nunca me arrependi de qualquer momento passado no clube, tendo este sido fundamental em todo o meu processo formativo. Ao contrário do que muitas vezes se diz nestas circunstâncias, recebi muito mais do clube do que dei. Não recebi em dinheiro, mas em aquisição de competências que foram e são importantes na minha vida pessoal, profissional e institucional. Quanto ao meu contributo, não serei a pessoa mais indicada para falar nele, mas orgulho-me imenso do trabalho desenvolvido em conjunto com muitos amigos de diversas gerações.
As circunstâncias da vida mudam e, naturalmente, passei a ter muito menos contacto, aparecendo no clube apenas para pagar as quotas e para ver alguns jogos, sobretudo da modalidade a que estive mais ligado, o basquetebol. Nos últimos anos, em virtude do meu filho mais novo praticar aquela modalidade no clube, voltei a frequentar mais regularmente as instalações, nomeadamente o pavilhão e apercebi-me, gradualmente, das mudanças implementadas, principalmente ao nível dos recursos humanos utilizados que se tornaram, cada vez mais, “importados”.
Neste “meu regresso ao clube” acompanhei, como podia, todo o processo de eventual transferência das instalações desportivas para o parque da cidade. Gostaria muito de ter estado presente na última assembleia-geral mas, em virtude da minha actividade profissional as noites, de segunda a sexta-feira, estão bastante ocupadas. O não ter estado presente, não significa que não tenha interesse e opinião sobre o tema e não tenha acesso ao conteúdo da discussão e das decisões tendo, inclusivamente, solicitado à direcção do clube autorização para consulta do dossier existente à data das decisões da referida assembleia. Falei, também, com vários sócios com opiniões diversas sobre este assunto, procurando contextualizar melhor toda esta problemática.
Como é do conhecimento dos leitores deste blog, tomei uma posição inequívoca sobre todo o processo associado à zona E54, manifestando-me, como poveiro, contra a aprovação do Plano de Pormenor que, na minha opinião, deu mais um contributo para uma nova “machadada” no ordenamento do nosso território.
No entanto, após a aprovação pela Assembleia Municipal, entendo que será muito difícil ao Clube Desportivo da Póvoa efectuar uma opção estratégica diferente e que não assente na “transferência” das instalações. Esta convicção baseia-se no simples facto de sempre ter existido uma enorme dependência financeira do clube em relação à autarquia e, como esta se empenhou nesta solução, dificilmente lidaria bem com uma opção do clube que contrariasse a sua. Ao aprovar essa estratégia, na última assembleia-geral, o CDP, associa-se à onda migratória acabando por, como afirma José Ricardo em corajoso artigo publicado no Póvoa Semanário de 11 de Novembro, ser empurrado para o Parque da Cidade. Nesse artigo, José Ricardo faz uma abordagem completamente diferente à que está instituída, apontando o caminho do crescimento e rentabilização do espaço já existente como uma alternativa à transferência de instalações. Também Carlos Mateus, em interessante artigo de opinião registado na primeira edição de Novembro do Voz da Póvoa, lança várias questões pertinentes que deviam merecer, pelo menos, o reforço da discussão.
É para mim bastante claro que as razões apontadas pela direcção carecem de sustentação. Na verdade, o que mais me incomoda neste processo é a ausência de uma fundamentação segura para as alterações propostas, dando-se um autêntico “salto no escuro” para uma nova realidade que, tirando as imagens interessantes elaboradas por programas de desenho, ninguém sabe bem qual é. Analisando os números disponibilizados pela direcção, abdica-se de duas das mais seguras e importantes fontes endógenas de receitas actuais, o parque de estacionamento e piscina exterior, em troca de perspectiva de crescimento da receita fixa à custa de novas valências, como a clínica, o health club e o restaurante, partindo do pressuposto que vai correr tudo bem e que vai ser fácil encontrar os parceiros estratégicos para esses empreendimentos. Por outro lado, é apontado um “modelo de negócio” em que, no final e após a venda dos terrenos actuais e a aquisição dos novos, associada à execução das diversas valências previstas, surge uma pequeníssima “folga” de pouco mais de 200 mil euros. Para estes números baterem de tal modo certo (refira-se que estamos a falar de mais de 12 milhões de euros para a venda dos terrenos e um valor ligeiramente inferior para a compra dos novos e respectivas edificações), dá a sensação que, como é apanágio do nosso concelho, se vai construir em função da eventual disponibilidade financeira possibilitada pela venda e não em função das necessidades do clube. Apesar de não ser gestor nem economista, atrevo-me a questionar esta opção optimista, arriscada e absorvente de todos os capitais que o clube pode gerar. Não seria mais sensato elaborar um plano que desse resposta às razões enunciadas para justificar a transferência, mas que garantisse segurança perante a incerteza do mercado e que acautelasse futuras derrapagens?
Para além de todas as dúvidas que acabo de enunciar e não querendo colocar em causa a seriedade de ninguém, continuo a pensar, como defendi anteriormente neste blog (no post de 13 de Maio de 2009 intitulado “Os Clubes da Póvoa / Plano de Pormenor”), que seria muito mais correcta a abertura da possibilidade de outros arquitectos apresentarem, sem custos para o clube, eventuais propostas através, por exemplo, de uma espécie de “concurso de ideias de arquitectos amigos do clube” porque, desta forma, o processo seria mais transparente e, no caso de não aparecer qualquer proposta, seria melhor entendida, por todos os sócios, a dedicação “profissional” do presidente do clube nesta matéria.

15 comentários:

  1. Foste meigo Luís com a "dedicação profissional do presidente". Eu diria o "comportamento escandaloso do presidente". Parece as Honduras isto.

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=5wSKMtJU68c

    ResponderEliminar
  3. O seu filho éo maior, ovídeo encaixa perfeitsmente eheheh!!

    ResponderEliminar
  4. O texto é muito interessante mas de nada serve,pois aquando da assembleia não me parece que tenhas comparecido.

    ResponderEliminar
  5. Caso não saiba há quem trabalhe Sr. Ernesto. Ou dever-lhe-ei chamar Arquitecto Caldeira Figueiredo?

    ResponderEliminar
  6. Para o Ernesto
    4º parágrafo:
    "Gostaria muito de ter estado presente na última assembleia-geral mas, em virtude da minha actividade profissional as noites, de segunda a sexta-feira, estão bastante ocupadas. O não ter estado presente, não significa que não tenha interesse e opinião sobre o tema... "

    ResponderEliminar
  7. Ó camarada vai chamar Caldeira a outro.Eu pelo menos assino e dou a cara. E se tiveres coragem insulta pessoalmente, é só marcares dia e hora, mas pelo estilo deves ser covarde.

    ResponderEliminar
  8. Amanhã ao pôr-do-sol em frente ao Saloon ...

    ResponderEliminar
  9. Oh ernesto tenta compreender pá. Tamos todos do mesmo lado nada de stress meu. Somos todos do PS e tamos a abrir caminho pra 2013.

    ResponderEliminar
  10. Tem que ser em frente ao saloon, porque as traseiras estão reservadas para as latrinas...

    ResponderEliminar
  11. Se são todos do PS então adeus, grande corja.

    ResponderEliminar
  12. Escrevo este comentário para comentar o artigo do Professor Luís e também para comentar as afirmações do anónimo do dia 5 de Dezembro, pelas 12h00.

    Para não começar logo a fugir ao tema, começo por comentar o artigo do professor.

    Concordo plenamente como a sua abordagem relativamente à dependência financeira do Clube em relação à Câmara e também no que concerne às hipotéticas receitas que o clube passaria a usufruir quando sediado nas novas instalações.

    Penso até que a nova localização se tornará desinteressante para a prática e assistência das modalidades, tendo em conta a maior distância e, por seu lado, a impossibilidade de deslocação das camadas mais jovens (não providos de veiculo próprio).

    Com a nova localização, vejo as seguintes vantagens: a possibilidade de construção de infra-estruturas novas, adequadas à nova realidade da construção, mais eficientes e com possibilidade de expansão no futuro. Mas serão estes critérios suficientes para a tomada de decisão?

    Gostaria de dar aqui uma outra achega. Não estarão os clubes a viver um bocadinho acima das possibilidades? Vejo muitos clubes de pequena dimensão endividados.

    Preocupa-me a conivência do Presidente do Clube com a Câmara Municipal. Acho que se Carlos Mateus tivesse sido eleito para a Presidência do Desportivo em 2008, teria sido bem melhor. Trata-se de uma pessoa com provas dadas e independente do Poder Local (PSD) e do Poder Central (PS), o que constituiria um certo equilíbrio e independência para o desempenho de funções e tomadas de decisão (para quem não sabe, Carlos Mateus está ligado ao 3º partido mais votado na Póvoa). Mas os sócios são livres e temos que respeitar as suas decisões.

    Por fim, umas palavritas para o anónimo do dia 5 de Dezembro, pelas 12h00.

    Ao contrário do que diz, não somos todos socialistas. No meu caso, discordo retumbantemente com as politicas e ideias do PS, quer a nível Nacional, quer a nível local. Defendo, por um lado, uma sociedade mais Justa e Democrática; mas por outro lado, uma sociedade equilibrada, que se oriente por princípios como o empreendedorismo, o mérito, a ética e a deontologia. Também eu luto por uma alternativa aos políticos instalados e enraizados na Câmara; sou simpatizante do CDS/PP.

    ResponderEliminar
  13. Eu, não sendo sócio do Desportivo da Póvoa, sinto-me, enquanto Poveiro, na condição de tecer alguns comentários relativamente a este tema.

    Em primeiro lugar, parece-me estranho que dez anos após a construção do actual pavilhão o clube necessite de construir um novo, sobretudo, se tivermos em conta todas as dificuldades que o clube atravessou e nomeadamente muitos dos seus ex-dirigentes atravessaram para garantir o sucesso dessa construção. Portanto, leva-me isto a pensar que haverá por detrás da deslocalização do pavilhão um interesse político ou de ordem financeira, e não - como deveria ser - o superior interesse do clube e dos seus associados.

    Em segundo lugar, penso que quando não se tem nada a temer e se está a falar de uma operação financeira que envolve vários milhões de euros e a história de um dos clubes mais importantes da cidade, 'transparência' deve ser a palavra de ordem. Assim, se a venda dos terrenos actuais é de 12M de euros e a construção do novo complexo é orçamentada num valor próximo desses mesmos 12M de euros seria conveniente que o Sr. Caldeira Figueiredo arranjasse um bom motivo para justificar esta feliz (ou não) coincidência.

    Paralelamente, há um vasto leque de assuntos que a meu ver carecem de resposta e adorava que alguém da direcção me pudesse, neste nobre espaço, esclarecer. Acreditando que todos os membros da direcção são pessoas de bem, sérias, honestas, e pelo facto de conhecer pessoalmente muitas delas, quero acreditar que tudo isto é mentira... Mas ficam aqui as minhas dúvidas: Tendo em conta tudo aquilo que me foi dito, será verdade que foi o próprio director desportivo do CDP, na sua condição de dirigente, a criar o cargo que ocupa definindo também o seu vencimento? Será verdade que o bar do clube foi entregue à exploração a uma dirigente do clube?! Será verdade que no ginásio do clube existe um dirigente (com uma licenciatura numa área completamente fora da área desportiva) que assume o cargo de instrutor? Será verdade que foi o próprio Arq. Caldeira Figueiredo a fazer o projecto para o novo complexo do CDP no parque da cidade? Será verdade que alguns elementos do executivo camarário marcaram presença na última AG olhando de forma intimidatória para vários associados?

    Espero que alguém, pertencendo ou não à direção, me possa esclarecer. Talvez, quiçá, o Sr. Ernesto!

    ResponderEliminar
  14. Huuulalá, grande salgalhada. Será mesmo assim? ou existem grandes equivocos?

    ResponderEliminar