domingo, 20 de dezembro de 2009

Presépios



Adoro presépios. A construção de um presépio está sempre envolta em saudosismo. No fundo, o que muitos adultos fazem é substituir os legos da sua infância, pelos bonecos de barro e os pedaços de musgo e cortiça. Recriar, através de diversos materiais, o ambiente, o vestuário, as figuras, as actividades económicas do período do ano zero é algo que me delicia. Com um pouco de empenho e imaginação, acabamos por fazer uma espécie de viagem no tempo e abstraímo-nos do quotidiano barulhento e truculento em que vivemos. Apesar da falta de jeito para “trabalhos manuais” e do meu agnosticismo (voltarei a esta questão no próximo post) faço todos os anos o presépio e, sempre que posso, vejo os que foram feitos por familiares, amigos e mesmo desconhecidos. De todos os que vejo, gostaria de destacar a autêntica obra-prima de engenho, arte, persistência e bom gosto que é o presépio do senhor Manuel Fonseca. Pode ser visto na sua casa, na rua de Sencadas, nº 521, em A-Ver-O-Mar.
Quem é apreciador, não deve perder a oportunidade, deslocando-se à exposição que se situa, um pouco para noroeste do Estádio Municipal, tendo o cuidado de ir ao Domingo à tarde ou, em alternativa, acertando com o autor, uma visita de grupo.Pode obter mais informação aqui, no site da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Nota importante: Não tenho qualquer comissão associada à elaboração deste post.

2 comentários:

  1. Lá tá o stor com posts que não aquecem nem arrefecem... A malta a querer partir pedra para desopilar o figado e o stor vem-nos com as lamechices do Natal...Escreva sobre a ETAR, o HOSPITAL PÓVOA/VILA, a MAGNIFICA GESTÃO NO VARZIM, o PREÇO DA ÁGUA, a TAXA DE SANEAMENTO, enfim... Agora o Natal?!?!? Bem desta vez vou alinhar consigo... Mas só para lhe desejar um FELIZ NATAL.

    Do anónimo que durante um ano(1985)na E.S. Rocha Peixoto aprendeu geografia consigo, ainda o Sr se iniciava naquelas andanças sempre de sapato de vela, calça de ganga, tshirt branca e pullover sem manga ( em contraste com o Prof. Godinho, todo engravatado de acordo com os padrões da sua geração)...bons tempos... boas recordações... Com respeito e consideração uma abraço de Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom ouvir alguém dar o seu testemunho. São declarações para memória futura.
    Ontem, quando partilhava em família a ceia de natal alguém disse algo que me deixou com a pulga atrás da orelha: esta malta nova, quando os pais, que hoje têm 45/60 anos, se passarem, a ceia de natal, se a houver vai constar de pizzas e pregos no prato, acompanhado por umas bejecas e coca-cola.
    Na verdade, daqui a 20/30 anos, as gerações vindouras vão lembrar-se do natal, na parte mais material, ideia que o mercado consumista se encarregará de manter viva, ou talvez não.

    cm

    ResponderEliminar