quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Fim do ano



Estamos quase a entrar no ano de 2010. Quando era miúdo, adorava que o tempo passasse depressa. A entrada no novo ano tornar-me-ia mais velho e aproximava-me do cumprimento de muitos dos meus pequenos sonhos. O passar dos anos tinha como consequência o aumento da autonomia que se traduzia em factos concretos como poder sair até mais tarde, ir de férias com os amigos, ter mais possibilidade de não ser barrado à entrada das discotecas ou do cinema para “maiores de 18” e, no início da idade adulta, a aproximação ao mercado de trabalho e à aspiração suprema da autonomia pessoal e financeira. Na infância e adolescência os anos tiveram muito mais que 365 dias e quem disser o contrário está enganado.
De alguns anos a esta parte tudo mudou. A percepção do tempo alterou-se profundamente. Repentinamente, os anos começaram a encurtar-se e, neste momento, têm muito menos que os 365 referidos pelos astrónomos. Os eventos ou momentos que marcam a nossa sociedade, como por exemplo o Natal e o fim de ano, surgem em espaços de tempo cada vez mais curtos. Já que não posso retomar o ritmo mais lento das duas primeiras décadas para viver ainda por muitos anos, resta-me aproveitar tudo o que de bom a vida me proporciona e brindar a uma ano de 2010 com muita saúde porque, apesar de ser uma frase feita, corresponde ao essencial da nossa vida.

6 comentários:

  1. Bom ano e com boas descargas.

    ResponderEliminar
  2. Estou plenamente de acordo com as palavras escritas pelo Luís. De facto, as datas como Natal entre outras que preenchem o nosso calendário passam cada vez mais rapidamente. Ainda há dias, em conversa com o Luís, relembramos que fui aluno dele há 25 anos na Escola Secundária Rocha Peixoto. Nem dá para acreditar que já passaram esses mesmos 25 anos!!
    Tal como disse Fernando Pessoa, "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
    “Nascemos sem pedir e morremos sem querer. Vamos aproveitar bem este intervalo.”
    Um FELIZ 2010 pejado de coragem para novos desafios.

    Ricardo Silva

    ResponderEliminar
  3. As descargas electricas deixaram os meus bites e ods do meu router em pantanas.. só agora pude remandar bitaites...e ainda a tempo do tchim tchim do champanhe... BOM ano novo... e que em 2010 os profs sejam mesmo avaliados...e suba de escalão quem merecer,desde que não possa se reformar nos imediatos cinco anos seguintes...

    PUm ! PUM ! PUM !!! Viva o Ano Novo !!!

    Viva O PS !!! Abaixo a dentadura !!! ( os dentes com a idade vão-se eclipessando...)

    ResponderEliminar
  4. Ok, ano novo vida nova. Vamos lá mudar o nome dos temas do seu blog. Em vez do seu blog se chamar Descarga, e em vez de ter um comentador residente chamado Renato, proponho o seguinte: Que o blog se passe a chamar 'A liga dos últimos', e o comentador residente Renato se passe a chamar o 'Professor Bitaites' ehehe

    ResponderEliminar
  5. Isso significa que o "professor bitaites" pode ser classificado de Muito Bom para a reforma? com subida ao 10 escalão?uma reformazinha mensal de 4000 euros, mais ou menos (oitocentos continhos...)?

    ResponderEliminar