quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O centésimo

Muito perto de completar dez meses de existência, surge hoje o centésimo post do blog Descarga. Procurei, neste curto período, emitir opinião sobre temas diversos, havendo uma forte incidência dos artigos sobre educação, sociedade e, sobretudo, política local que, isoladamente, absorveu mais de 1/3 do total. Senti que, em termos de interesse dos leitores, este era o assunto de maior preferência e que despoletava maior participação. Sobre este aspecto, e apesar da posição pública que assumi no último acto eleitoral, continuarei a escrever emitindo a minha opinião de forma livre o que não invalida a existência de uma linha orientadora que, naturalmente, corresponde às minhas opiniões.
Outro dos aspectos que me levou a avançar com este blog relaciona-se com a necessidade de me obrigar a reflectir sobre temas que me interessam, não só em termos pessoais como também para o exercício da minha actividade profissional, dado que implicam leitura, pesquisa, reflexão e, muitas vezes, tomada de posição sobre alguns assuntos coincidentes com a minha actividade de professor. Muitos dos temas tratados neste blog, nomeadamente os que se relacionam com o país, a cidade, o ambiente, o planeamento e ordenamento do território fazem parte dos currículos das disciplinas que lecciono e, por esse motivo, estabelecer uma ligação mais concreta desses conteúdos com a realidade constitui, para mim, uma indiscutível vantagem.

6 comentários:

  1. Em jeito de balanço terei que referir que é com interesse que frequentenente visito este blog. Pela sua iniciativa, dedicação e sentido critico, PARABÉNS do anónimo que algumas vezes intervém apenas para lançar lenha para a fogueira, estimular a discução e fundamentalmente favorecer a digestão do próprio... Aprecio uma boa discução.

    Abraço setore( deve ser assim que se escreve...).

    ResponderEliminar
  2. Aproveito o número redondo para felicitar o autor do blogue pelo bom trabalho desenvolvido!

    Já anteriormente afirmei que este é, provavelmente, o mais interessante blogue a nível local.

    Realço o facto do Professor Gonzaga conseguir lidar com paciência, tolerância e respeito para com os comentadores anónimos. E eu que o diga! Já muitas vezes me estiquei e abusei do seu espaço. (e existem tantas razões para um indivíduo permanecer anónimo na Rede…)

    É também de realçar o facto do Professor Gonzaga, ao contrário de muitos outros autores de blogues locais, nunca (mesmo nunca) ter caído no fácil. Ou seja, na entrada polémica ou populista que garanta à partida dezenas de comentários só para as estatísticas.

    Noto com grande satisfação o facto do Professor Gonzaga (insisto no Professor com maiúscula por entender que estes profissionais são vitais para o desenvolvimento do País, apesar do tratamento injusto que têm recebido por parte de sucessivos governos) assumir a necessidade de auscultação da realidade como complemento a sua actividade de Professor. Coisa rara!

    Já agora permita-me a indiscrição, quais as matérias que lecciona?

    Curiosamente as entradas sobre políticas locais são as que menos me interessam. Há muitos anos separado da vida poveira, pois com muita tristeza minha já não me reconheço na cidade da minha infância e juventude, não me sinto habilitado a opinar sobre a sua situação actual.

    Foram 10 meses mas espero que sejam muitos mais anos!

    Sinceros parabéns pelo espaço de reflexão, abertura e diálogo que mantém!

    ResponderEliminar
  3. Agradeço os simpáticos comentários. Apesar de formação inicial na área da geografia tenho baseado uma parte do meu percurso formativo em áreas afins do meu agrado como a economia o ambiente, o urbanismo e o planeamento. No trabalho directo com os alunos, que infelizmente foi temporariamente interrompido pela necessidade de colaboração a tempo inteiro no arranque do CNO da escola onde lecciono, são trabalhados conteúdos diversificados, mas que incidem, sobretudo, nas actividades económicas, no urbanismo e no enquadramento de Portugal no espaço europeu. Como é dada ênfase a Portugal, sobretudo nos 10º e 11º anos do secundário, procuro aproveitar exemplos regionais, ou mesmo concelhios e daí um certo interesse especial pelo "local".

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo centésimo post e pela manutenção de uma linha coerente ao longo deste espaço de tempo.
    Tal como o anónimo anterior prefiro mais os posts que não se relacionam com a política mas reconheço que se acaba sempre por lá parar.

    ResponderEliminar
  5. Caro Professor Gonzaga,
    agradeço a pronta resposta à minha questão sobre as áreas que lecciona.
    Sendo comentador habitual do seu blogue, a minha intenção foi apenas perceber melhor o ponto de vista daquele que com quem tantas vezes troco comentários.
    Mais uma vez os sinceros parabéns pelo seu blogue!

    ResponderEliminar