terça-feira, 28 de abril de 2009

Plano de Pormenor - a discussão é importante


Está a decorrer, até ao próximo dia 19 de Maio, um período de discussão pública sobre o Plano de Pormenor referente aos terrenos do Varzim, CDP e da Praça de Touros. No dia de abertura coloquei, neste blog, uma ligação para o site da Câmara que permitia aceder à proposta e, em simultâneo, um inquérito sobre o grau de conhecimento do projecto, dado que é extenso, diverso, complexo e de difícil leitura e, naquele momento, parecia-me mais importante contribuir para o acesso à informação do que, propriamente, emitir opinião que não teria a fundamentação necessária.
Até à data, e que eu tenha conhecimento, estão previstos dois momentos de discussão. Um promovido pelo PS local para o dia 29 de Abril, na Biblioteca Municipal e outro, organizado pela Câmara Municipal para o dia 7 de Maio, no Auditório Municipal. Apesar deste último ocorrer numa data um pouco tardia, parece-me importante a participação nestas sessões, bem como noutros espaços de discussão como os que a blogosfera proporciona, para que, dentro de poucos dias, exista o máximo de opinião formada e, se possível, devidamente sustentada.
Quem acompanhou o meu artigo “O Precedente”, compreenderá que a posição que, oportunamente, tomarei será bastante crítica daquele plano mas, nesta altura, parece-me mais importante fomentar, ainda mais, a discussão, até porque a generalidade dos leitores que responderam ao inquérito dizia que o grau de conhecimento era superficial, ou mesmo inexistente.
Amanhã, assim que terminar o actual inquérito, lançarei um novo para que todos possam defender a posição que consideram mais apropriada face a este projecto de uma eventual e discutível nova centralidade.

6 comentários:

  1. É importante participar nestas sessões de esclarecimento e não ficarmos só pelo que se diz por aí.

    ResponderEliminar
  2. A participação será mais importante pela possibilidade, individual ou colectiva, de marcar uma posição do que pela capacidade de mudar o que, à partida e com mais um ou outro detalhe,será aprovado
    Desculpem-me o pessimismo.

    ResponderEliminar
  3. O debate promovido ontem à noite foi esclarecedor.
    Os oradores levantaram bem o problema com grande qualidade.

    ResponderEliminar
  4. Realmente, o debate promovido pelo PS local contribuiu para a reflexão que se torna urgente. Foi com muita atenção que ouvi as intervenções complementares dos diversos oradores que contribuiram para o esclarecimento.
    Acho, também, que foi interessante e, sobretudo, esclarecedora a intervenção dos presidentes do CDP e do Varzim, noomeadamente o reconhecimento da importância deste projecto para a vitalidade económica e financeira dos respectivos clubes, nomeadamente do Varzim que, como todos sabemos, vive com inúmeras dificuldades.
    No entanto, compreendendo as suas posições, parece-me mais que evidente que há muita preocupação do poder político com a(s) empresa(s)??? e com os clubes e pouca com a qualidade de vida na cidade.

    ResponderEliminar
  5. Estamos perante a política do facto consumado.

    ResponderEliminar
  6. Os Poveiros vão ser espoliados da sua Zona Desportiva, a única com frente de mar, com que benefícios? Para pagar as dividas do Lopes de Castro? O que ganha a Póvoa com esta construção de mau gosto? Nada! Que vão fazer os Poveiros? ZERO

    ResponderEliminar