segunda-feira, 8 de junho de 2009

As eleições para o Parlamento Europeu - Resultados

Tal como se previa, o acto eleitoral deste Domingo foi dominado pelos elevados níveis de abstenção e, por isso, todos os partidos devem fazer uma leitura muito cuidadosa, porque podem surgir alterações significativas em actos eleitorais mais participados.
Em todo o caso há vencedores e derrotados. Principal perdedor, o Partido Socialista e o seu líder, José Sócrates. Não só não acertaram na escolha do cabeça de lista, que se mostrou inábil e atirou pedras para o ar numa altura em que muitos colegas da mesma área política apresentam telhados de vidro finíssimo, como também ainda não perceberam que, se teimarem em apresentar como modelo para o país a obra feita pela equipa do Ministério da Educação, irão de derrota em derrota até à derrota final nas legislativas.
No domínio dos vencedores destacaria três. Um partido e duas personalidades.
Comecemos pelas personalidades e por Paulo Rangel, do PSD, que teve o mérito de, sozinho, afrontar todo o poder (e nós, por experiência própria do nosso concelho, já sabemos o que é a sua força), seguir uma linha de orientação autónoma e coerente (ver caso Dias Loureiro) e conseguir uma vitória significativa. Nuno Melo do CDS/PP que a par dos partidos de esquerda, teria legitimidade para abordar o caso BPN, dada a sua brilhante participação na Comissão Parlamentar de Inquérito, mas que não o fez, contentando-se em derrotar as sondagens que lhe atribuíam sempre valores quase residuais. O terceiro vencedor é o Bloco de Esquerda, partido onde muitos descontentes depositaram o seu voto, que triplicou o número de deputados europeus elegendo, surpreendentemente, Rui Tavares que deixará de nos presentear com as suas interessantes crónicas da última página do Público.

3 comentários:

  1. Bem, e apesar de tudo eu fiquei surpreendido. Aliás, surpreendido deve ser pouco para espelhar o meu estado de alma ...
    Julgo que nas legislativas, tudo será diferente, mas ... nunca fiando.
    Eu que era daqueles que acreditava na maioria socialista outra vez ...
    Vamos lá ver se o Sócrates acorda para a realidade e se dá o braço a torcer nas suas políticas (essencialmente na área da educação). É que senão Sócrates, para a próxima, volto a ser do contra e ... não sei não mas poderás sair do poleiro. Se bem que a Manuelinha não convence ninguém ... (livra ...)

    Telmo

    ResponderEliminar
  2. Oremos para que os Poveiros se lembrem que quem tem maltratado a Póvoa é o PSD e que é urgente mudar!
    Que o Sócrates não tem agradado é um facto, mas Deus nos livre da peste PSD poveira.

    ResponderEliminar
  3. Não me surpreendeu o valor da abstenção... as pessoas estão desanimadas, descrentes nos políticos e, o que também me parece ter contribuido, é o facto de a sociedade em geral, não ter enraizado um sentimento de pertença europeista, que a faz percepcionar e conferir menos importância a estas eleições.
    Estes resultados, também me parecem uma evidência clara do descontentamento de muitos cujo voto se situa normalmente na área do PS, e que fizeram questão de penalizá-lo pelas políticas e medidas q tem vindo a tomar. Por esse motivo, não me parece esta franja do eleitorado possa vir a fomentar a possibilidade de o PSD constituir-se vencedor. O discurso do Sócrates, no dia das eleições, apesar de politicamente correcto, voltou a tocar na ferida dos eleitores... a continuidade das políticas em curso... Se estivesse caladinho qto a esse assunto, teria sido politicamente mais inteligente, não voltando a acender "fogueiras e mágoas" no eleitorado que o penalizou nas europeias.
    Não menos importante, gostaria ainda de ressaltar a pobre figura do Vital Moreira durante a campanha. Esperava mais de um homem interessante, pensante, que me merecia alguma credibilidade e respeito pelas suas opiniões. Não precisava de se ter submetido a tal figureta, acabando completamente ridicularizado pelas atitudes durante a campanha. Considero difícil os eleitores se esquecerem disto e voltarem a vê-lo como anteriormente.
    Quanto aos restantes resultados, concordo plenamente com o referido no post

    ResponderEliminar