quarta-feira, 17 de junho de 2009

Sobre a escolha dos Directores de Escola




Coloquei, recentemente, um curto post em que afirmava que, sob a capa de uma pretensa abertura à chamada comunidade educativa, as escolas começavam a sentir na pele alguma intromissão dos partidos políticos à qual não era alheia a transferência de algumas competências para o nível local, nomeadamente em matéria de contratação de pessoal. Os diversos "poderes locais" espalhados pelo nosso país, habituados a estabelecer relações de dependência que permitam algum controlo sobre os movimentos associativos e culturais, colocam agora as escolas no mesmo patamar de um clube de bairro. Isto é, em muitos casos, movem influências para escolher quem podem, sob certa forma, influenciar e não quem demonstra competência para o exercício do cargo. Portugal no seu pior, pode ser visto neste artigo do jornal Público do dia 14 do corrente mês. E notícias deste género, estão a surgir cada vez mais.

2 comentários:

  1. Ser preso por ter cão e por não ter...
    É das tais injustiças.

    Sou contra a política educativa deste governo mas nos casos aqui relatados são interferências de dirigentes locais do PSD para se catapultarem para a opinião pública, a ministra não tem culpa nenhuma.
    Se a ministra tomasse uma posição contrária, seria por certo acusada de ingerência politica.
    Assim, foi acusada de ingerência política.

    Veja-se o caso da noticia aqui publicada:
    O Director nomeado é presidente da secção local do PSD e quer ser candidato à Câmara nas próximas eleições.

    ResponderEliminar
  2. Luís,

    Acho que vale a pena veres este video, da Srª Ministra da Educação a empurrar os Jornalistas, na noite das eleições Europeias, e a dizer num tom mal disposto "Deixem-me passar pah..."


    http://www.youtube.com/watch?v=8FCjCaHvtuk

    ResponderEliminar