quinta-feira, 4 de junho de 2009

Eleição ou Escolha dos Directores de Escola?


Imagem retirada do blogue "Movimento Escola Pública"

O Ministério da Educação anunciou, com enorme satisfação, que cerca de 85% dos Directores das escolas já estavam escolhidos. Reconhecendo a importância da formação específica para o exercício do cargo, temo que a ênfase dada a esse aspecto, desvalorizando outros, como as qualidades humanas, a capacidade de liderança e de trabalho em equipa, transformem as escolas num espaço, em que os novos directores serão uma espécie de extensão dos diversos poderes políticos que, a nível local, se habituaram a controlar as instituições que estão inseridas nos respectivos espaços geográficos.
Felizmente, em muitas escolas foram escolhidos profissionais com enorme sentido crítico da própria legislação que os enquadra e, nesse caso, poderão funcionar de modo mais livre, desenvolvendo os seu Projecto Educativo sem a necessidade de quaisquer tipos de subserviências. Mas, pelos vistos, noutros locais a “Guerra” já começou. Clique aqui e leia os dois últimos parágrafos desta ligação.
Neste caso podemos dizer que o feitiço se virou contra o feiticeiro, já que quem aprova a lei é o PS nacional e quem se queixa é o PS local.

1 comentário:

  1. Nunca a famosa "comunidade educativa", ou seja, os diversos pequenos poderes locais foram tanto às escolas, como nestas últimas semanas.

    ResponderEliminar