terça-feira, 31 de março de 2009

A Importância da Internet



Tenho recebido, ao longo destas semanas, vários tipos de reacções à criação deste blog. Felizmente, uma grande parte dos indivíduos que me contactam, seja pessoalmente ou através da blogosfera, manifesta satisfação e produz palavras de encorajamento para prosseguir na mesma linha editorial e sinto que, sobretudo no que se refere às reflexões sobre as questões locais, há muita curiosidade e, perdoem-me a franqueza, algum impacto, visível nos comentários efectuados em contextos pessoais, profissionais e mesmo institucionais e nas reacções, registadas no Descarga, sob a forma de comentários.
Sinto, também, que alguns artigos colocados não têm sido do agrado de muitos e respeitáveis poveiros, que, apesar de afirmarem, de um modo geral, algum desprendimento pelo que se surge na blogosfera, acabam por estar bem mais informados do que se possa imaginar sobre os conteúdos abordados neste espaço, bem como no de outros autores.
Há, também, quem diga que não vale a pena escrever neste tipo de contexto, dado que ainda há muita infoexclusão e apenas um reduzido número de pessoas (quase sempre as mesmas) seguem com mais atenção este e outros blogs.
No entanto, não tenho dúvidas que, dentro de muito pouco tempo, as possibilidades de intervenção através de ferramentas associadas à Internet terão, também no nosso país e concelho, um enorme impacto junto da população, dado que para conseguir aceder aos mais jovens é fundamental dominar e usar este e outros tipos de instrumentos. Para além disso, uma parte significativa da população adulta e qualificada trabalha, todos os dias, através da Internet, pelo que também estes, eventualmente com menos destreza do que os mais novos, acedem a conteúdos relacionados com as Tecnologias de Informação e Comunicação.
A prova da importância referida anteriormente está, por exemplo, na petição pela responsabilização efectiva das famílias nos casos de absentismo, abandono e indisciplina escolar que corre, com enorme sucesso, na Internet, tendo já um elevadíssimo número de assinaturas, Apesar de reconhecer que a tarefa é bastante exigente e que uma eventual medida legislativa desta natureza será bastante dificultada, pelos baixos níveis de instrução da população portuguesa, entendo que deve ser apoiada dado que a tarefa de educar e acompanhar a educação dos nossos jovens não pode ser exclusiva dos professores e educadores.
http://www.peticao.com.pt/responsabilizacao

1 comentário:

  1. Vale a pena assinar, mas se calhar algumas crianças faltosas vão levar umas coças valentes.

    ResponderEliminar