sábado, 28 de março de 2009

Magia



Ministra anuncia diminuição de faltas dos alunos do 3º ciclo e secundário

A ministra da Educação anunciou hoje uma diminuição do número de faltas dos estudantes do terceiro ciclo e ensino secundário, atribuindo a redução ao novo estatuto do aluno, aprovado pela maioria socialista em Novembro de 2007.
"Não apenas temos dados de que a disciplina está a melhorar no quadro das escolas como o número de faltas dos alunos tem diminuído. Está a diminuir todos os anos ao nível do terceiro ciclo e do ensino secundário", afirmou Maria de Lurdes Rodrigues, sem adiantar números, durante uma audição no Parlamento.
A Agência Lusa solicitou ao Ministério da Educação (ME) estes dados, mas não obteve resposta em tempo útil.
Público, 25.03.2009 - 17h37 Lusa





Apetece-me, há muito tempo, escrever sobre educação. Acerca do sistema de ensino, dos professores, da actuação do Ministério da Educação nestes últimos anos e sobre o degradado clima das instituições escolares. Sou um leitor assíduo do jornal Público e tenho lido excelentes crónicas, umas rigorosas mas, simultaneamente, agressivas como as de Santana Castilho e outras, assertivas e de uma lucidez impressionante, com destaque para Lídia Jorge e o inevitável Vasco Pulido Valente.
Mas hoje, apetece-me apenas colocar quatro ou cinco questões sobre esta notícia.
1. Fala-se em diminuição do número de faltas mas onde estão os dados comprovativos?
2. A serem verdadeiros estes dados, não se estará a assistir, eventualmente, a um mecanismo de defesa dos professores que, tão sobrecarregados de tarefas de importância discutível, poderão não registar as faltas com a mesma prontidão e rigor que acontecia no passado para não terem que aumentar, ainda mais, tarefas burocráticas?
3. Reconhece-se, no vídeo, que um bom código da estrada não impede os acidentes. E um "bom estatuto do aluno" impedirá as faltas?
4. Estabelece-se uma relação de causa efeito entre uma legislação aprovada recentemente e, atabalhoada e permanentemente reformulada, e eventuais melhorias do sistema. Será isto possível num tão curto espaço de tempo?
5. Não viram algo de parecido com as melhorias dos resultados nos exames nacionais no último ano?
Reconheço que para surgirem mudanças sociais é necessário trabalho convicto e, por vezes, “fracturante”. Mas não duvido que, para que efectivamente se verifique uma melhoria, é preciso que esse trabalho seja, em simultâneo, envolvente, motivador, persistente, contínuo e, acima de tudo, muito paciente, porque as alterações não se verificam de um ano para outro.
Será que a equipa que consegue estes excelentes resultados não quer alargar a sua área de influência e, através dos seus passes de mágica, legislar à escala planetária para combater, desculpem-me queria dizer resolver em definitivo, alguns dos principais problemas com que o nosso planeta se debate como por exemplo a questão dos refugiados, do aquecimento global, do desemprego ou da fome no mundo?

2 comentários:

  1. Não acredito numa melhoria dos níveis de assiduidade dos alunos. Como S. Pedro, Ver para Crer.

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  2. Estão, entretanto, disponíveis no site do ME os dados que comparam as faltas do 1º período de 2006/07, 2007/08 e 2008/09.
    Apesar da comparação ser feita apenas em termos absolutos, isto é nº total de faltas em 06/07, 07/08, 08/09, o que poderá ser discutível, porque , por exemplo uma eventual diminuição do nº de alunos no 3º ciclo colocaria imediatamente em causa a grandeza da obra, parecem-me na mesma pertinente as questões colocadas no post, nomeadamente nos pontos nº 2, 4 e 5.
    Parece-me também pertinente verificar que, segundo o estudo, de 2006/07 para 2007/2008 já havia uma tendência significativa de descida no número de faltas e não havia Estatuto do Aluno implementado, através dos Regulamentos Internos das Escolas.
    Continua a parecer-me uma situação do género em que um treinador toma conta de uma equipa e, com apenas, dois treinos ganha um jogo e já se considera ou consideram-no o melhor e o responsavel pelo sucesso.
    Tenho a impressão que, nos próximos dias iremos assistir a muita discussão sobre este tema que, eventualmente, poderá revelar alguma precipitação por parte dos responsáveis (tipo cantar vitória antes do tempo)
    Por fim, não esquecer que o valor da assiduidade, por si só, não produz melhorias no sistema, como já alertou o presidente do Conselho de escolas

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