segunda-feira, 27 de julho de 2009

Salmonelas, contenham-se!!!



A declaração política apresentada pelo presidente e pelos vereadores eleitos pelo partido social-democrata, na reunião de Câmara do passado dia seis de Julho sobre a questão das salmonelas, é um documento infeliz, agressivo e demonstrativo de uma certa falta de “sentido de estado” e de respeito pelo funcionamento das instituições.
Para além de, na minha opinião erradamente, retomar uma discussão que não devia interessar à sua própria agenda política dado que a ETAR ainda não é uma realidade, emprega um tom irónico, triunfal, e até avassalador que é muito difícil de entender como resultado de uma reflexão política discutida e avaliada. Alguma da terminologia utilizada até seria compreensível num contexto de debate político numa reunião de Câmara ou da Assembleia, mas dificilmente encaixa numa declaração política desenvolvida racionalmente.
Expressões como “(…) E ninguém, com medo do bicho, se atrevia a perguntar-lhe por que aparecia aqui, e não mais a sul, nem mais a norte” ou “O mérito da visita da salmonela só não foi um exclusivo dessa diligente técnica de saúde pública porque uma conhecida confraria política(…)” são demonstrativas de uma forma de fazer política que pede meças a alguns responsáveis sobejamente conhecidos da nossa praça e cujo expoente máximo é o presidente do Governo Regional da Madeira.
Mas a cereja no topo do bolo deste documento é a apologia do unanimismo em torno da “verdade absoluta” do poder, várias vezes referida, por mim, neste blog e que tem tradução no último período da declaração: “O caso é tão evidente quanto é certo que, nesta matéria, os demais partidos da oposição souberam, responsavelmente, conter-se.”
Poveiros: confiem na qualidade do nosso poder e, não se esqueçam, contenham-se.

6 comentários:

  1. Aposto que o documento não foi escrito por nenhum deles! É para isto que servem alguns dos que lá andam sem fazer nada ...

    ResponderEliminar
  2. Porque não têm as nossas praias afixadas as análises de água?

    ResponderEliminar
  3. Realmente esta declaração é má de mais. Parece querer rivalizar, sem sucesso, com alguma blogosfera que os nossos responsáveis políticos tanto criticam e perseguem.

    ResponderEliminar
  4. E a CDU? Não apresentou um requerimento na Assembleia da República?

    ResponderEliminar
  5. Tem havido declarações semelhantes desta "confraria política", confirmando-se assim o baixo nível da sua discussão política.
    Referir a Madeira de Jardim está bem: são da mesma família.
    Conter-se é um bom aviso, caso contrário..."o projecto não é aprovado".
    Gostava que a "confraria" respondesse à pergunta de Mário Peliteiro, acima.

    ResponderEliminar
  6. A utilização do termo confraria é de muito mau gosto. Será que gostavam que só houvesse um partido político?
    O do poder?
    Com que direito se ofendem com expressões como "conceito idiota"?
    Qual a legitimidade moral e ética?

    ResponderEliminar