quarta-feira, 15 de julho de 2009

Para variar, boas notícias



Depois de uma polémica despoletada pelo Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim sobre a qualidade das águas do nosso mar, que teve tanto de descuidada como de desnecessária, fomos informados que, em princípio, teremos a Estação de Tratamento de Águas Residuais a funcionar dentro de um ano. (ver aqui)
Trata-se, sem dúvida, de uma boa notícia para o nosso concelho e para Vila do Conde. Iremos assistir, provavelmente nas festividades do São João/São Pedro, a mais uma inauguração de uma grande obra que, naturalmente, omitirá todos os erros do processo, nomeadamente a teimosia na insistência em soluções ultrapassadas que, felizmente, não foram financiadas pela União Europeia, "obrigando" os responsáveis dos dois concelhos a procurar esta solução conjunta.

7 comentários:

  1. Ainda há um longo caminho até ao que se pretende de uma terra que assenta no Turismo Balnear: águas limpas.

    ResponderEliminar
  2. noticias destas a 2 meses das eleições...
    soa a falso.
    Quando vier vem tarde

    ResponderEliminar
  3. Caro Gonzaga,

    Só é pena que esta solução encontrada por uma empresa, Águas do Ave, e não à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim ou a de Vila de Conde como por vezes parecem fazer crer aos desinformados, só apareça agora. Infelismente é preciso a criação de empresas por parte do estado para resolver o problema de dois concelhos, que fazem com que neste momento Portugal (todos os contribuintes portugueses) esteja a pagar multas à CEE por estes dois concelhos não terem tratamento de águas residuais. O facto de esta solução estar a ser construída em apenas dois anos, sim porque estámos a falar talvez da maior ETAR do Norte de Portugal, mostra bem o bom senso que estas duas autarquias tiveram em entrar no sistema multimunicipal das Águas do Ave, pois sem isso estariámos à espera mais 16, 20, ou 30 anos.... Por outro lado só dá vontade de perguntar o que se fez para se resolver o problema em mais de 20 anos??? É muito fácil imputar culpas para cima dos sucessivos governos. Dou o exemplo de Gaia que tem um dos melhores sistemas de abastecimento e saneamento de águas do país, e fê-lo sozinho, sem aderir a nenhum sistema multimunicipal e os resultados estão à vista, basta olhar para a quantidade de praias com bandeira azul no concelho de Gaia. Bem haja Sr. Luis Filipe Menezes por ter investido milhões numa obra enterrada que por vezes passa despercebida, ao contrário de rotundas e vias e pseudo parques urbanos (Central Park, segundo alguns).

    E é obvio que estas visitas a poucos meses das eleições não passam de propaganda política.

    Ivo Maio

    ResponderEliminar
  4. A notícia pode ser animadora, se for verdadeira, mas impede que façamos o julgamento de quem tanto prejudicou a Póvoa e o concelho.

    ResponderEliminar
  5. Cometi um lapso: falta inserir a palavra NÃO antes de "impede".

    ResponderEliminar
  6. O cartaz das Águas do Ave diz tudo: "chegamos à pouco e já fizemos muito...".

    Para meio entendedor ...

    ResponderEliminar