sexta-feira, 10 de julho de 2009

Lembram-se do exutor submarino?


Imagem extraída do arquivo de http://www.peliteiro.com/




Procurei resistir à tentação de escrever sobre este tema, mas não consegui. O tom duro com que o Presidente da Câmara da Póvoa se dirigiu à Delegada de Saúde obriga-me, neste espaço, a tomar posição. Não questiono o aspecto muito particular das “obrigações” da Delegada, nomeadamente da interpretação das circulares da Direcção Geral de Saúde, mas sim a “legitimidade moral” para exercer a crítica numa área em que, claramente e para mim, apresenta debilidades.
Se existe sector onde o principal responsável político da nossa autarquia devia ser comedido, era precisamente na questão do tratamento dos resíduos que são despejados directamente no mar. Gostaria de recordar que, durante muitos anos, foi defendida, pelos responsáveis, uma opção que, já na altura era vista por muitos como tudo, menos como solução.
Defenderam, com enorme convicção, um exutor submarino que lançaria a”porcaria” no alto mar que depois, com a sua imensidão e força, se encarregaria de “limpar”. Acompanhei todo o processo e recordo-me que, já naquela época, especialistas na matéria afirmavam que esse tratamento primário não resolveria o problema e, se a memória não me engana, esse projecto não foi apoiado pela União Europeia porque já se estava na fase do incentivo aos tratamentos mais avançados para este tipo de problemas.
Os elevados custos desses tratamentos implicavam, inevitavelmente, sinergias que, felizmente, vieram a ser procuradas mais tarde, surgindo a solução conjunta para a Póvoa e Vila do Conde de construção de uma ETAR. Aguardemos que se construa rapidamente e deixemo-nos de guerras, que nos desviem do essencial da questão, até porque, é uma obra importantíssima para a Póvoa e vai ficar pronta com, pelo menos, uma década de atraso.

6 comentários:

  1. Se o Presidente - ou os serviços competentes da Câmara - à época das Salmonelas na Póvoa tinha conhecimento de uma guideline da OMS porque não o evidenciou?

    E porque não fala Vieira de outros resultados analíticos, incluindo de 2009, que indicam contaminação bacteriana e má qualidade das águas?

    Desonestidade intelectual!

    ResponderEliminar
  2. Só num país com políticos ignorantes, terceiro mundistas e perfeitamente nas tintas para os seus cidadão, é que é possível isto acontecer. Em qualquer país, digno de uma Europa, estavam era caladinhos até a ETAR estar construída e a FUNCIONAR. Quando em Braga existe um dos melhores laboratórios de Nanotecnologia do mundo, na Póvoa, no final da primeira década do século XXI, a 'merda' ainda é lançada sem qualquer tratamento para a praia 'Ex-Coração da Costa Verde', ex-'Capital da Cultura' e actual 'Smiling City'.

    ResponderEliminar
  3. Desculpem lá, mas a culpa é da Delegada e da sua mania de fazer análises!
    Quem olha para o lindo mar que banha as nossas praias, bem pode ver (como na foto inserida pelo autor do blog) a bosta toda a boiar. É necessário fazer análises e publicar os maus resultados? É que isso depois é uma chatisse!
    Mas também que mal tem? O pessoal continua a tomar banho como se nada fosse, mesmo com a bandeira vermelha asteada (ou com as bandeiras inteligentemente retiradas dos mastros).
    O parque da cidade ainda não vai a meio e já foi inaugurado; na próxima semana os presidentes da Póvoa e da Vila vão estar na (obra da) ETAR... que ainda não existe!

    ResponderEliminar
  4. Vale a pena ler a pertinência da argumentação de Mário Peliteiro no seu Impressões de um Boticário da Província.Se ainda não leram cliquem no link da minha lista de blogues e leiam "Vieira e a lobotomia".

    ResponderEliminar
  5. http://argivaionline.blogspot.com/2009/07/ps-povoa-da-qualidade-das-praias.html

    ResponderEliminar