domingo, 31 de maio de 2009

Sondagens Póvoa de Varzim (3)


Estatísticas são iguais a biquínis; o que revelam é sugestivo, mas o que escondem é essencial.
Aaron Levenstein



Em 2005, em simultâneo com a sondagem política referida no meu penúltimo post, houve, também, um inquérito sobre as rádios que os poveiros mais ouvem e os jornais locais que costuma ler. Sabem a resposta?
Em 2005, a Rádio Onda Viva, uma das parceiras da mega sondagem, era ouvida por tantos poveiros como os que ouviam em simultâneo a TSF, RFM, Renascença e Rádio Mar.
Não seria um exagero? Ou um biquini muito ousado?
A Voz da Póvoa, que funcionou como parceira ou teve acesso priveligiado à informação, era lida por mais de metade dos inquiridos, enquanto o PS, ou seja o Póvoa Semanário se ficava por 23,8% e o PC, desculpem-me, o CP (Comércio da Póvoa) com 13,6%.
No entanto, o estudo efectuado para a Rádio Onda Viva, em Maio de 2009, aponta para resultados completamente diferentes, mas sempre com a Rádio Onda Viva na liderança. Nesta sondagem, as quatro rádios referidas anteriormente (RFM, Renascença, TSF e Rádio Mar), já dobram o número de ouvintes da poderosa Onda Viva.
No que diz respeito aos jornais locais, os valores do Voz da Póvoa e do Póvoa Semanário já estavam muito aproximados (29, 1 e 20,5% respectivamente) quando a distância em 2005 era de cerca de 30%.
Em que é que ficámos?
Valerá a pena acreditar, ou o que está escondido é essencial?

7 comentários:

  1. Só falta mudar a sigla VP.

    ResponderEliminar
  2. Mais palavras para quê?

    ResponderEliminar
  3. http://www.youtube.com/watch?v=MfCb9EJe9BE&feature=channel_page

    ResponderEliminar
  4. Ao autor deste blogue qual é o bikini que lhe dá jeito. É irmão do candidato do PS que foi vereador e foi dispensado. Nessa altura as sondagens também davam um agrande maioria a Macedo vieira.
    Convém ser corente com o que se escreve.

    ResponderEliminar
  5. Bom trabalho Luís!
    Tens sido coerente e com uma grande coragem. Talvez aquela que falte a muitos Poveiros para um STOP em tudo o que nos incomoda na cidade e na sociedade Poveira.

    ResponderEliminar
  6. as sondagens e muitas outras coisas feitas ao longo destes anos pela radio onda viva e pelo seu director otavio correia sao uma vergonha para a comunicaçao social local...
    ele paga muito mal aos jornalistas e o resultado final reflete se, mente nas sonadens para agradar ao seu patrao coelho e castro do psd e alinha com o poder

    é uma vergonha e uma falacia que nunca foi desmascarada, mesmo com os bons carros que ele tem, deve ser por ter bons contactos como gerente do banco.


    a qualidade da radio é lamentavel e apenas as sopeiras e limitados ouvem a programaçao.

    e por hoje ficamos por aqui, nao é sr. otavio?


    ps ou psd: curiosamente a mesma empresa de sondagens da onda viva nao acerta uma nas eleiçoes...

    ResponderEliminar
  7. Ao anónimo das 22.42 do dia 1 de Junho gostaria que me explicasse a incoerência da minha parte. Afirma que eu não registei que a sondagem dava uma grande maioria a Macedo Vieira. Mas não deve ter lido com atenção o artigo. Apenas me limitei a salientar a maior assimetria registada entre os valores da sondagem e os resultados que se registaram de facto. Sendo assim vou concretizar:
    A sondagem previa 56,9% para Macedo Vieira (PSD) e, na eleição, obteve 54,2% (-2,7%)
    Para Jorge Machado (CDU) apontava para um resultado de 3,1% e, depois de contados os votos, obteve 3,9%. (+0,8%)
    A Carlos Mateus (CDS) apontava-se para, apenas, 2,4% e, no acto eleitoral, obteve 7,4% (+5%)
    Para Rocha Pereira previa-se 1,7% e o resultado final foi de 2,5% (+0,8%)
    Por fim, para Silva Garcia (PS), havia uma previsão de 16,7%, quando o resultado final foi de 28,5% (+ 11,8%)
    Como podem constatar, a sondagem pecou por defeito para todos os candidatos da oposição e por excesso para o candidato do regime.
    Só que, na minha opinião, o dado mais relevante, foi o desvio excessivo entre a previsão para Silva Garcia e o resultado final.
    Quanto à alusão a um familiar é de tal modo descontextualizada e de tão baixo nível que nem merece resposta.

    ResponderEliminar