quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Catástrofe no Haiti

Sempre que estamos um pouco mais distraídos, a natureza coloca-nos à prova, através da sua força e imprevisibilidade. As catástrofes associadas a causas naturais acompanham a história do homem, funcionando como espécie de “marcador” e de auxiliar de memória do enquadramento temporal. Pompeia, destruída e soterrada pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C, marca um momento importante da história da civilização e o terramoto de 1755 ainda hoje funciona como ponto de referência para a nossa história.
Parece que estas catástrofes naturais actuam propositadamente nos locais onde as infra-estruturas apresentam menor capacidade e onde o grau de desenvolvimento dos países é menor, dificultando as iniciativas de apoio e recuperação. Toda a informação sobre o terrível sismo no Haiti coloca-nos perante a impotência do homem perante algumas forças da natureza e o que nos resta é poder contribuir, de algum modo, para que haja condições para o auxílio.
Dois elementos da AMI já estão a caminho do país para fazer um levantamento das necessidades no terreno e, entretanto, a Cruz Vermelha e a Cáritas portuguesas disponibilizaram uma pequena verba para ajuda de emergência e abriram contas específicas para prestar apoio. A ajuda pode ser prestada da seguinte forma:
Cruz Vermelha Portuguesa: donativos nas caixas multibanco ou através do netbanco, na opção "pagamento de serviços", marcando 20999 na entidade, e 999 999 999 na referência; pode ainda ser feito depósito ou transferência bancária nas contas da Cruz Vermelha Portuguesa - Fundo de Emergência, disponíveis em nove instituições bancárias.
Cáritas Portuguesa: donativo na conta Cáritas Ajuda Haiti, com o NIB 003506970063000753053, da Caixa Geral de Depósitos. Pode utilizar também este link.

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=_s9nLm0Mkb0

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís.
    A catástrofe é enorme.
    É doloroso meditar para comentar.
    Louvo-lhe a indicação para a solidariedade, através da Cruz Vermelha.
    Só almas nobres, de grande humanidade, actuam no imediato.
    C. Soares

    ResponderEliminar