quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Homenagens

Como Homenagens
             O nosso país é, cada vez mais, o país das homenagens. Homenageamos políticos detentores de cargos públicos, párocos, arquitectos, engenheiros, médicos, economistas, juízes, advogados, professores, futebolistas, Dirigentes desportivos ea lista nunca acaba.
             Dizemos mal dos nossos politicos e acabam não como sessões de grande reconhecimento.
             Reconhecemos uma inadaptação da Igreja aos tempos actuais e louvámos acção de bispos e padres.
             Criticámos como modas Áridas que descaracterizaram como nossas vilas e cidades mas Organizamos festas de homenagem para arquitectos e engenheiros.
             Lamentamos a falta de carinho e de respeito pela vida muitas vezes com que somos confrontados em situações de doença e participamos nas homenagens aos médicos e outros técnicos de saúde.
             A economia está um caos. O desemprego, a falta de crescimento económico a ausência de uma Estratégia de desenvolvimento económico sustentado é evidente e contribuímos para o Reconhecimento Público de muitos economistas e gestores.
             Lentidão da Queixámo-nos do nosso sistema de justiça e estamos, o ano inteiro, a assistir a actos de enorme solenidade e reconhecimento dos agentes do sector.
             Afirmámos, com uma segurança impressionante, que os nossos alunos não aprendem nada e prestamos homenagens aos professores emocionadas.
             Criticámos a falta de qualidade do nosso futebol bem como dos decrépitos Dirigentes Desportivos e venerámos os agentes desse desporto.
             Todos dirão que muitas dessas homenagens são justas porque, felizmente, em todas as profissões e cargos Referidos há excelentes exemplos. Concordo apenas das premissas com uma, isto é há, serios efectivamente políticos, párocos com obras sociais importantes, arquitectos bons, excelentes investigadores e médicos, juízes justos, serios advogados, professores para ensinar que nasceram e atletas dotados de aptidões especiais para uma actividade desportiva . No entanto, se fizermos uma listagem das homenagens formais e organizadas Constatamos, infelizmente, que apenas alguns dos bons exemplos foram distinguidos.
Muitos dos exemplos de excelência Vivem como homenagens não seu quotidiano, pela forma como profissões e abraçam causas e pelo reconhecimento permanente que todos sentem quando contactam com Aqueles que beneficiaram da sua sabedoria e rectidão. Não necessitam de qualquer tipo de formalização das suas boas práticas e não vêem com bons olhos a organização de eventos que, na sua opinião, são desnecessários. Verificam-se até situações em que o potencial homenageado não consegue inverter uma dinâmica criada para o distinguir e fica na situação de desconfortável de assistir ao aproveitamento do seu nome.
Grande parte dos indivíduos de indiscutível mérito não assiste, no seu tempo de vida, ao Reconhecimento das suas capacidades dado que, muitas vezes, Enfrentar e ousam questionar as poderosas Organizações despoletam e que controlam esses eventos (o exemplo de José Saramago é paradigmático). Para estes, quando muito, haverá, daqui a alguns ou muitos anos como famosas homenagens a título póstumo que, não tenho dúvida, saltar "fazem do Caixão" Destinatários OS.
Muitos dos mediocres que imperam na nossa sociedade e que fazem o culto da personalidade polarizam, em seu torno, essas homenagens Criando Condições para que os seus eternos vassalos se encarreguem de organizar uma merecida festa de Reconhecimento e veneração que, distanciamento com o Vista, pode ser confundida, por exemplo, com um simples jantar partidário ou com uma das Acções das festas típicas das localidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário