domingo, 15 de novembro de 2009

Pandemia ou paranóia?

Qualquer indivíduo minimamente informado conhece a força das indústrias de armamento e farmacêutica.
Recordo-me, como se fosse hoje, de um interessante artigo de Miguel Sousa Tavares, publicado, salvo erro, na desaparecida revista “Grande Reportagem”, em que ficava claramente demonstrada a relação entre o crescimento económico de muitos países industrializados, nomeadamente os EUA, e a indústria de armamento. Nesse artigo, era estabelecida a necessidade de “descarregar” as armas antigas e actuais para que pudessem ser produzidas e compradas as novas e, por esse motivo, as guerras acabavam por ser uma espécie de inevitabilidade. Era referido que, apenas para o trabalho de lóbi, eram canalizadas verbas impressionantes. São conhecidas as forças que se movem em torno dos negócios do armamento e que, por exemplo, levaram recentemente à condenação de várias figuras conhecidas da cena política francesa.
Sem ter a pretensão de afirmar que todo o processo que gira em torno da chamada “gripe A” se trata de um grande embuste, penso que vale a pena observar este filme, não tanto pelas ligações particulares entre o antigo Secretário de Estado do governo Donald Rumsfeld e a indústria farmacêutica, mas pela capacidade em questionar a eventual sobrevalorização da doença de modo a justificar a criação de condições para que, à semelhança do que acontece com as armas, a aquisição dos produtos farmacêuticos atinja os valores desejados e alimentem a necessidade de produção.

18 comentários:

  1. Não lhe chame industria farmaceutica..chamelhe indústria petroquimica pois é do que se trata...na realidade...

    A nossa vida é na base do carbono... Cristalizado o carbono dá diamante ou grafite,
    mas Fossilizado o carbono dá "petroleo" (nafta) ou carvão...

    Já tinham pensado nisso? Agora pensai nas alcaloides e nos alcoois ---Metil quê? FENOL...mai quê?

    ResponderEliminar
  2. Confirmo que o artigo de Miguel Sousa Tavares foi publicado na revista "Grande Reportagem" na década de 90 do século passado. Foi um excelente número dessa revista que também me ficou gravado na memória. Em vários artigos desenvolvidos nessa edição ficava a ideia clara de os EUA viverem numa economia de guerra desde do fim da Segunda Grande Guerra Mundial. Assim se compreendia, num outro artigo desenvolvido na mesma edição, o facto dos EUA terem intervido em cerca de uma centena de conflitos armados (naturalmente fora das suas fronteiras) durante o século XX.
    A associação da indústria do armamento à indústria famacêutica neste artigo do Prof. Gonzaga é bastante pertitente. Estamos perante duas indústrias altamente lucrativas (certamente tratam-se dos dois ramos industriais mais lucrativos na economia gobal) que vivem do desprezo e do sacrifício da vida humana.
    Lembro-me de ler numa qualquer publicação, não me recordo qual, que os maiores grupos farmacêuticos mundiais dispunham dum orçamento de investigação gigantesco para o tratamento de fungos das unhas ou da queda de pelo dos gatos domésticos quando comparado com doenças mortais em humanos dos países do terceiro mundo... Naturalmente estes últimos nunca teriam orçamamento para pagar estes medicamentos que salvam vidas.

    ResponderEliminar
  3. A Crise de valores éticos e valores morais, pode-se pautar pela atitude dos mass média em relação aos Papas...Paulo VI foi o Papa da Descoberta da Lua . qundo primeiro homem Neil Armstrong, secundado por Frank Borman astronauta da Apolo VIII puseram o pé ma Lua em 1969...Muitos anti clericais e anti vaticano queriam cruxificar aí as doutrinas da igreja, motivados nas questões de a ciencia aparentemente contradizer a biblia...Mas inglóriamente -Paulo VI - associou-se ao evento e regiozijou-se com tão importante feito para a Humanidade...E até veio adar origem a umtratado internacional que proibe o uso dos planetas e do espaço para fins militares, mas apenas para uso cientifico e desenvolvimento comunitário das comunidades terrestres e universais...Mais uma vez o Nascimento de um novo ramo do direito o Direito Espacial - com ética e moral...depois vieram as telecomunicações e os satélites espiões, e a "Guerra das estrelas- escudo anti missil"...Quem controlar as telecomunicações controla o mundo...E a moral descambou e a ética sossobrou... Mas a globalização veio fazer perigar os poderosos...De repente não mais era possivel guardar um segredo ppor muito tempo, nem genocidios, nem escandalos.. eos donos do mundo verificaram que tinham criado um mostro poderoso,e começaram a querer contolá-lo, criando reestrições de acesso á internet, substituindo programas, criando mecanismos de escuta e controle...até que um dia viram as torres gémeas ser atacadas por terroristas com ampos conhecimentos cientificos, mas sem nenhuma ética ou moral...
    A crise contemporãnea não é económica nem cultural é uma crise de valores morais e éticos...e tudo por culpa do ensino que se tem ministrado nas escolas..onde se preocupam mais com retirar cruxifixos e proibir veus às meninas mussulmanas do que permitir o regresso dos valores religiosos, e éticos e até de direito, em detrimento de uma discutivel educação tecnológica...nunca devemos esquecer que a matemática é uma "muleta" do verdadeiro conhecimento que é filosófico...

    ResponderEliminar
  4. Este último comentário foi sobre o quê?
    Confesso que o li duas vezes e não entendi a relação com o "post" do blogue.
    Será que é verdade o que dizem por aí?
    Há um fulano que tem uma dúzia de blogues que ninguém lê e tem, por isso, a necessidade de escrever nos dos outros?

    ResponderEliminar
  5. anónimo lê mais uma vez... muitas vezes até achares a relação...Tem uma ligação, eu diria mais várias...admite que não és o supar sumo da inteligência, nem sequer da tua rua que tem poicas casasa e habitantes.. admite e serás bem mais sábio...

    ResponderEliminar
  6. Arranjem um tacho aqui ao Renato de Argivai para ver se o homem se cala. Parece um virus. Ridiculo, ridiculo, ridiculo.

    ResponderEliminar
  7. Depois de ler a argumentação de Terramar e Ar sobre o meu comentário a propósito do que escreveu In Veritas tive de reflectir bastante.

    Chamei um vizinho para me ajudar, sem sucesso…
    Chamei outro vizinho. Também não entendeu nada mas disse que tinha um sobrinho muito inteligente, que até entrou para a Universidade, e telefonou-lhe.

    Passados alguns minutos apareceu o sobrinho com mais três colegas da Universidade, por sorte tinham todos faltado às aulas para ir jogar matrecos no café.
    Ninguém entendeu nada!

    Propus utilizar o método de tempestade de ideias (há quem lhe chame brainstorming mas eu não aprecio estrangeirismos). O resultado da aplicação do método foi hilariante mas não publicável.
    Mandei toda a gente embora.

    Prestes a desistir resolvi recorrer à Lógica, essa disciplina comum à Matemática e à Filosofia.
    Aí conheci avanços. Mas só quando adoptei o método de associações lógicas desenvolvido por Octávio Machado (ilustre ex-treinador de futebol incompreendido) é que cheguei a uma conclusão.

    Vejamos:

    Indústria de armamento => Guerra
    Guerra => Conflitos da Jugoslávia
    Conflitos da Jugoslávia => Compra de armas
    Compra de armas => Banco do Vaticano
    Banco do Vaticano => Papa

    Cá está! Cheguei a uma relação!

    PS: “mussulmanas” é um “lapsus teclandi” do caraças!!!

    PPS: Agora falando a sério.
    Após esta brincadeira/maldade da qual espero que o que o Renato de Argivai não tenha ficado ofendido, e que me perdoe assim como eu perdoo a todos os que me têm ofendido, deixo uma breve nota explicativa do meu ponto de vista.
    Quando, na desagregação da Jugoslávia, estourou o conflito na Croácia foi imediatamente decretado um embargo internacional de armas a todas as partes envolvidas no conflito.

    No entanto, a Croácia foi o primeiro beligerante a furar o embargo conseguindo um importante negócio de abastecimento de armas por debaixo da mesa. No meio disto tudo o Banco do Vaticano desenvolveu um papel vital viabilizando os pagamentos croatas. É bom lembrar que a Santa Sé e a Alemanha foram os primeiros estados a reconhecerem a Croácia como estado independente, ainda antes de se iniciarem as hostilidades. Só por isso deviam ser considerados responsáveis pelo conflito armado que se seguiu. Mais grave foi a acumulação de lucros pelo Banco do Vaticano à custa do negócio sujo e imoral que se alimentou do sacrifício de vidas humanas!
    Para mais informações sobre este episódio negro da história recente do Vaticano e outros relacionados com os conflitos da Jugoslávia ler:
    “Da Jugoslávia à Jugoslávia”, Carlos Santos Pereira, Edições Cotovia.
    Ao professor Gonzaga peço paciência e desculpas pelos meus longos comentários

    ResponderEliminar
  8. Eu não conheço o Renato. Sei que ele é Socialista ( militante mesmo e pertencente ao núcleo duro de Renato Matos), ao contrário de mim que tenho alergia a essa força partidária por razões várias.

    No entanto, e visto haver alguns comentários injustos para com este cidadão de Argivai - quem sabe se até de camaradas do seu partido - não podia deixar de escrever este post. E digo isto porque admiro a sua humildade e dedicação em temas expostos pela blogosfera.

    Apesar de alguns comentários serem bastante filosóficos, gosto de os ler. O seu comentário do dia 20 de Novemvro (às 4:06) - apesar de se desviar m pouco da temática - é bastante pertinente e mostra exemplos análogos do que Luis Castro apresenta.

    Fiquei a saber um pouco mais de História. Muito obrigado pela partilha desse conhecimento.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado anónimo...por te preocupares com a minha situação...que tal vereador? Mas bom bom era Ministro da Educação...PUnha logo os professores todos na ORDEM...eh1eh1

    ResponderEliminar
  10. Sinceros parabéns para a ironia e fairplay dos últimos comentadores (apesar da fuga ao tema).

    ResponderEliminar
  11. Prof. Luís, eu só não comentei o seu tema e a sua opinião, por os subscrever totalmente.

    No entanto, este tema não é novidade nenhuma. É um tema já muito comentado por qualquer Comité Central e qualuer Lenine do Século XXI saudosista de um modelo de Democracia que os malandros Ocidentais deitaram por terra.

    No entanto, acho que deveremos ser um pouco mais inteligentes que os Hugos Chavez que por aí andam e não ver tantos diabos e cheiro a enxofre em qualquer cidadão Americano que por nós se cruze.

    Lembre-se Luís, os EUA foram decisivos para que a Europa se librasse do flagelo do regime de Hitler. Lembre-se que - ao contrário do que pensam os camaradas de Jorge Machado - a Coreia do Norte não é uma Democracia e Fidel Castro é um dos Homens mais ricos do mundo.

    A medicina é um negócio muito lucrativo?? É pois, mas é indispensável à Sociedade.

    Os EUA lucram com as Guerras que criam? Lucram sim, mas nem todos os Americanos embarcam nessa mentalidade.

    Sabia que Barak Obama é o Nobel da Paz?

    ResponderEliminar
  12. Com este post nunca me passou pela cabeça fomentar a ideia de que tudo o que vem dos EUA é mau.Aliás considero que se trata de um país com inúmeros aspectos fantásticos e, como todos sabemos, com outros "menos bons" ou mesmo maus de mais.
    O facto de vivermos com empresas que procuram os seus lucros também é algo de pacífico e aceite por todos.
    O que pretendei salientar foi que, por vezes, a busca de lucros fáceis faz com que não se olhe a meios para atingir os fins e, para além dos exemplos das indústrias deste post, os últimos meses de descalabro do sistema financeiro reforçam a necessidade de sustentar mais o desenvolvimento.
    PS: Concordo que o filme, em ceros momentos, aponta para uma visão mais panfletária mas, já por isso, tive o cuidado de desvalorizar a faceta anti-Bush/Rumsfield.

    ResponderEliminar
  13. Ok, Professor.

    Gostei da sua explicação e considero-me esclarecido.

    Acite as minhas desculpas pelo exagero na interpreação.

    ResponderEliminar
  14. Aproveito este post para prestar a minha homenagem a Jorge Ferreira, antigo lider Parlamentar do CDS-PP, durante a Presidência de Manuel Monteiro.

    O País perdeu um politico combativo e dedicado.

    ResponderEliminar
  15. Entrada tardia mas bem a propósito do anónimo preocupado com o facto do Fidel Castro ser um dos homens mais ricos do planeta (qual a fonte da informação? Eu desconfio mas não digo) e que argumenta em defesa do seu comentário o facto de Obama ter sido galardoado com o (muito contestado) Nobel da Paz.

    Ler Público on-line:
    "Um grupo de cidadãos argentinos e de outros países lançou na internet uma recolha de assinaturas para se avançar com uma candidatura do antigo Presidente cubano Fidel Castro a Prémio Nobel da Paz de 2010 (...)"

    A destacar:
    "A Escola Latino-Americana de Medicina, com mais de 20.000 alunos de quase 100 países, e alfabetização de milhões de pessoas e um programa oftalmológico que já operou gratuitamente 1,6 milhões são apresentados como dados a favor de Fidel."

    Sem querer iniciar questões paralelas em casa de terceiros pareceu-me oportuno divulgar esta notícia.

    Creio que o autor do comentário referido se trata do mesmo anónimo (tão anónimo quanto eu) que está entusiasmado com a celebração dos 20 anos da queda do muro de Berlim nos encontros pela Paz. Este será um outro assunto a comentar oportunamente.

    Sinceras felicitações ao Professor Gonzaga por manter um dos blogues mais interessantes com origem na Póvoa!

    ResponderEliminar