quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Comentários anónimos

Quando arranquei com o blog descarga tive, durante um período de tempo significativo, uma total ausência de “filtragem” dos comentários que ficavam automaticamente disponíveis para qualquer leitor. Muitas vezes o comentário foi tão ou mais importante do que o texto que o despoletou, criando-se várias situações dinâmicas que me pareceram interessantes.
O anonimato em si não me perturba. São inúmeras as situações da vida em que o anonimato está, ou esteve presente pela positiva. Territórios e épocas de maiores entraves à liberdade de expressão foram e são ambientes propícios às intervenções anónimas e importantes. O próprio acto de votar, como bem referiu um comentador, é um exercício onde o anonimato está presente, fazendo valer a ideia de que “o voto é secreto”.
A minha preocupação fundamental está no conteúdo do comentário. Como devem calcular, o carácter anónimo de alguns comentários associado, algumas vezes, a um registo pouco condizente com a tentativa de discussão séria de alguns problemas, levou-me a proceder à sua moderação, não publicando aqueles que se limitavam a insultar ou ameaçar os mais diversos actores dos temas abordados (incluindo o próprio autor), penitenciando-me, desde já, por eventuais falhas nessa tarefa.
Seria bastante interessante que estes comentadores anónimos que se limitam a ameaçar, a insultar, ou a fazer acusações graves, por vezes sem qualquer tipo de sustentação, seguissem o exemplo de alguns blogers ou leitores devidamente identificados que, quando participam neste blog, afirmam as suas opiniões e”dão a cara” por elas, mesmo que sejam, por vezes, duras e polémicas.
Atendendo a estes factos e indo de encontro a sugestões de alguns leitores do blog, solicito que os comentários tenham em conta, directa ou indirectamente, o assunto despoletado pelo post, e não, a divagação para assuntos laterais, e muito menos, para os insultos como, infelizmente, muitas vezes acontece.

18 comentários:

  1. LG
    há muito tempo que me habituei aos anónimos e a zurzir neles...Um blogguer necessita de leitores e por vezes de comentários...é como um café, um tasco, etc, etc, é preciso que alguém seja apelativo...e haja conversa...No que me toca sou polémico e "vira-lata"...nõ gosto de gravatinhas e gosto de virar gotas de café nos engomadinhos...alguns empedernidos vodkalizam as situações e quando não aguentam as replicas refugiam-se nos anonimatos e fingem ser outros que não os já sem argumentos...Não me dou ao trabalho de eliminar os comentários...respondo-lhes por vezes...outras vezes nem por isso...mas gosto de converter aos blogguer esses anónimos violentos...são os melhres blogguers quando assumem a sua identidade...

    ResponderEliminar
  2. Muitos dos comentários são pouco simpáticos, porque contrariam as posições do autor do blog, assim como as suas opiniões partidárias.

    ResponderEliminar
  3. Esses, como o seu estão cá todos. Não deve ter lido bem o texto.Para refrescar a memória:
    "Não publicando aqueles que se limitavam a insultar ou ameaçar os mais diversos actores dos temas abordados"

    ResponderEliminar
  4. Caro Luis,
    Como sempre com grande categoria.
    Há quem não queira discutir e na falta de argumentos recorra ao insulto e à insinuação.

    forte abraço,
    anónimo

    ResponderEliminar
  5. Então, pelo que diz o amigo Luís, nenhum dos comentários aprovados por si, constituem insulto e ameaças à sua pessoa. Mesmo aqueles mais irónicos e sarcásticos?

    ResponderEliminar
  6. este anónimo último parece mesmo uma pescadinha de rabo na boca...Há pouco no blog do boticário perguntei como se chamava a um conjunto de anónimos,na sequencia de um conjunto de porcos ser uma vara no entendimento de alguns criticos do meu blog cá-fico e eu afirmei que um conjunto de anónimos nunca poderia ser um cardume...Mas atendendo aesta posição deste anónimo "pescadinha de rabo na boca" já não sei não...se calhar vou ter de reconsiderar e propor ao Macedo Vieira que coloque no cardápio do turismo poveiro mais um prato ou vários de peixe: ora deixa cá ver..pode ser anónimos fritos,anónimos receados,anónimos grelhados, etc etc...com batatinhas fritas e arroz...eh1eh1

    ResponderEliminar
  7. Oh Renato, tá calado pá..

    ResponderEliminar
  8. Este Renato, o que faz na vida?

    Trabalha? Vive de rendimento minimo? Está reformado?

    Está sempre em todas lol

    ResponderEliminar
  9. não é agente, é inspector! inspector max, roufl roufl

    ResponderEliminar
  10. Caros anónimos,
    o Renato é um provocador, e ainda bem.
    Já fui insultado por ele, por vezes seguido de respostas fundamentas aos comentários objecto de insulto.
    O gajo chateia mas faz falta.
    Abraço anónimo para o chato do Renato!

    ResponderEliminar
  11. Último anónimo...insulto é dizer que eu insulto...Eu nunca disse nada que não fosse pelo menos verdade...agora também admito que não seja detentor de "toda" a verdade...dái ter rerssalvado no meu blog pi-noquio.blogspot.com , que ando em busca da verdade ou7e da sua sombra...como qualquer agente secrepto que se prese...Também cometo muitos "lapsus teclandi" e parecem erros de ortografia...e acusam-me de não saber escrever...(eu ainda sou do tempo da máquinas de escrever...do fogareiro a petóleo, do ferro de passar com basas dentro, do petromax, etc,etc,etc...)

    ResponderEliminar
  12. Eu também cometo muitos 'lapsus teclandi', tenho um primo em Budapeste, e tenho pena das criancinhas que morrem à fome em Africa porque o amigo do tio de um conhecido que eu na verdade nao conheço teve na guerra do ultramar e o filho dele, tal como eu, acha que é preciso tomar medidas contra o aquecimento global e um dia ainda vou ser prlesidente da junta. Em nome do pai, do filho, dos santinhos, do Renato de Argivai, amen!

    ResponderEliminar
  13. amónimo..queres esmiussar-te ou queres esmiuçar -os outros?

    ResponderEliminar
  14. Quero que te cales pá! Chato do caraças..

    ResponderEliminar
  15. Lá vem ele com os mil e um blog's. Não sei para quê tantos blogs.. Só tu é que os lês!

    ResponderEliminar
  16. O renato manda cada calinada. Nas reuniões do PS é a mesma coisa. O pessoal até xe passa com ele.

    ResponderEliminar