quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Apontamentos de campanha II – Anos a mais no poder criam distância

Um dos aspectos que menos me surpreendeu e que, na minha opinião, esteve presente, em quase todos os momentos da campanha, foi a diminuição da empatia entre quem exerce o poder e a população.
Talvez por estarem há demasiados anos no poder e “não terem paciência” para ouvirem ou aproximarem-se da população menos satisfeita, foi significativa a distância para uma parte dos poveiros que, eventualmente pela primeira vez, ousaram mostrar insatisfação e deram sinais inequívocos de mudança. Este enorme distanciamento foi e é disfarçado, por vezes, pelo voluntarismo de um ou outro autarca que, pelo menos aparentemente, é mais paciente e dialogante.
O actual poder poderá desvalorizar esses sinais, resguardado no facto de continuar a governar com maioria absoluta. Mas, na minha opinião, quanto menos os considerarem, mais probabilidades surgirão de generalização do descontentamento.

8 comentários:

  1. a Luta do Ps em todo o concelho foi benéfica, independentemente dos resultados...E a reafirmação dos resultados de há 4 anos com um crescente aumento, é um sinalinequivoco de que aPóvoa está a mudar... é preciso paciência e muita sabedoria para o Ps conquistar o poder...Há que rectificar posturas...principalmente as disruptivas... Mas os poveiros já perceberam uma coisa...Aquele poder antigo,que vinha do antigamente, e dos "amigos dos amigos" está sem baterias...desligado!!! A questão é que ainda não há alternativa verdadeiramente democrática... é preciso que o ps nestes proximos quatro anos se revele como alternativa credivel...notem que o psd já se apressou a indicar a equipa que se segue...e porquêP porque quer condicionar o Ps ao mesmo...e porque sabe que esta equipa Ps é boa mas não é ainda suficiente para vencer o PSd... Olho Vivo !!!

    ResponderEliminar
  2. Luís não lhes dês dicas, não lhes abras os olhos, não deixes que peguem nas tuas ideias. Eles têm medo do povo, têm medo que o povo desconfie de alguma coisa, que o povo os aborde na rua.
    Deixa-os ser bacocos.

    ResponderEliminar
  3. Ao PS falta-lhe "ARTE" e sobra-lhe "CONSARTE" para governar a Póvoa...

    ResponderEliminar
  4. Muito mau tom e muito baixas essas referências à familia do candidato à Camara socialista.
    De forma cobarde, a coberto do anonimato, e na falta de argumentos, recorrem à baixa insinuação.

    Só revela desespero daqueles que nunca fizeram nada de útil na vida e de forma parasitária agarram-se ao poder como forma de sobrevivência mental e material.

    ResponderEliminar
  5. Na verdade alguns comentários anónimos estão a atingir um nível demasiado baixo. Espero abordar essa questão oportunamente.

    ResponderEliminar
  6. É fantástico como é que 'alguém' tem a lata de falar da Consarte, quando o 'melhor Presidente depois do 25 de Abril' (só existiram 2 eleitos ...) tem uma empresa ligada à construção e mentiu descarada e repetidamente aos poveiros dizendo que não era verdade ( ou que era apenas uma empresa familiar).

    ResponderEliminar
  7. Caro Gonzaga, a sua constatação é uma realidade, seja ele Macedo, Renato, Fátima, Isaltino ou outro qualquer.
    Para lhe dar um exemplo:
    quando começa a namorar, no inicio longas tardes de conversa, passeios de mão dada, beijos infindaveis, ternuras e caricias que levam horas.
    Imagine que entretanto passaram 2 anos, ... ... agora diga-me à diferenças nesta relação?
    Eu não sou pelo Macedo nem pelo Renato. Sou sim pela melhoria da minha qualidade de vida na minha cidade.
    José Tinoco

    ResponderEliminar
  8. Esta do melhor Presidente depois do 25 Abril faz-me lembrar a anedota de antes da queda do muro de Berlin:O que noticiava o Pravda:'Numa corrida efectuada, o carro soviético ficou num honroso 2ª lugar, enquanto que o carro americano quedou-se pelo penúltimo; o que dizia o New York Times: " ... na corrida entre o carro soviético e o americano, ganhou o americano ...". Ou seja ninguém mentiu. É preciso ter muita lata para vir falar do melhor Presidente pós 25 de Abril ...

    ResponderEliminar