domingo, 18 de outubro de 2009

Apontamentos de campanha I - Asterix



Fui, durante o período da campanha eleitoral, à freguesia de Terroso e senti o enorme investimento que o PSD fez na tentativa de destronar o actual Presidente de Junta, Joaquim Vilar. Para além de promessas de maior apoio, por parte do actual executivo camarário, houve uma aposta em pessoas conhecidas, nomeadamente o cabeça de lista.
A resposta da população de Terroso não podia ter sido mais clara. Não só premiou Joaquim Vilar e o PS com uma nova vitória, como lhe possibilitou um aumento da votação de 210 votos tornando o resultado muito expressivo. Foi uma autêntica lição de dignidade de uma população que reconheceu o esforço e a coragem deste autêntico Asterix.
Na verdade, a situação vivida nesta freguesia fez-me sempre lembrar a famosa aldeia gaulesa resistente às investidas do Imperador que, zangado com a desobediência daquele povo, enviava as poderosas legiões comandadas por obedientes centuriões.
Tal como na banda desenhada, fiquei com a nítida sensação que, nem os homens da infantaria nem os seus centuriões, estariam suficientemente motivados e determinados para cumprir as ordens da cúpula do Império.
Gostando muito de banda desenhada, e apesar de não ser Asterix o meu herói preferido, não podia deixar de estabelecer esta comparação que será, da minha parte, a melhor forma de homenagear a coragem e a determinação de um povo e do seu indiscutível líder.

27 comentários:

  1. Mui patético este artigo. Esta sua atribuição de heroismo a Joaquim Vilar sob o critério (quase único)de ser do PS é no minimo cómica. Lembre-se o autor que em todo o Concelho o PS foi o partido que mais investiu, mas perdeu. Curiosa esta postura estalinista do PS da Póvoa, quase fazendo lembrar o PCP, que em toas as noites eleitorais reclama vitória, meso perdendo. É caso para dizer que na Póvoa o PS ganha sempre.

    ResponderEliminar
  2. Mais facilmente escolheria o Movimento Partido da Terra, como alternativa ao poder laranja na Póvoa, do que o PS. Alguma vez eu escolheria o mesmo Partido que no poder central tem posto o País a saque?
    O meu carro foi roubado numa noite no Porto e quando fui fazer queixa à esquadra, os Policias disseram que eu iria ter problemas porque o veiculo já tinha sido utilizado em vários assaltos nessa noite. Ainda por cima disseram-me para ir à procura dele pela cidade porque o ia encontrar. Mas para que serve a policia afinal? Para passar multas? Porque não foram eles à procura?
    No país do Socrates quem paga impostos e trabalha é muito marginalizado, mas quem nada faz e prevarica tem todas as mordomias. Porque razão vou defender o modelo Socretino para a Póvoa, através de Renato Matos?

    ResponderEliminar
  3. Se calhar os assaltos foram feitos por ti, nomeadamente a cada final do mês. Por isso desististe da queixa. Essa só contaram pr'a você neh!!!

    ResponderEliminar
  4. Afinal a polícia é tremendamente eficaz! Antes de ser comunicado o assalto, já eles sabem que a viatura está a ser utilizada noutros assaltos! Nem o FBI! Até a ti te parece verdade ... ou andas a ver a série CSI ...

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo, esse seu post é capaz de ter sido o pior que já escreveu, apenas compreensivel pela névoa rosa que lhe turva os olhos. Então o PSD investiu em Terroso para derrubar a junta???
    Se o PSD entrásse nesse jogo que quer fazer passar, não punha lá um tusto e depois o Sr Presidente da Junta que mostrásse obra. O Dr Macedo não tem essa visão do concelho e é por isso que as maiorias continuam a cair.

    ResponderEliminar
  6. Os laranjinhas estão mesmo ressabiados com o resultado! Vêm o futuro (e os tachos) a fugirem por entre os dedos das mãos ...

    ResponderEliminar
  7. Curioso o comentário do primeiro anónimo! Parece-me que é de alguém que teve algumas justificações para dar no dia 11 de Outubro, logo sem nenhuma predisposição para sorrir com a leitura deste post (para mim, com apurado sentido de humor ...)

    ResponderEliminar
  8. Parabéns ao autor do blogue por esta feliz comparação entre Joaquim Vilar e o Asterix e entre o eleitorado de Terroso e a aldeia gaulesa - é este o tema a ser comentado e não estórias de assaltos e roubos de carros associados ao Socrates, estas questões só servem para desviar a questão central colocada pelo autor do blogue neste post -, Mas caro Luis Gonzaga, o povo de Terroso fez muito mais que acrescentar mais 210 votos ao Joaquim Vilar, o povo de Terroso desta vez quis mesmo foi castigar o Macedo Vieira pela sua postura incrivelmente mal criada e indigna de um Presidente de Câmara, e quis fazê-lo porque se sentiu também mal tratado e insultado com as bocas de MV relativas a Vilar, ao dizer que «JV não faz cá falta nenhuma» ou «JV é um ignorante, é um iletrado» MV cometeu um erro grave que em Terroso caiu muito mal,e caiu tão mal que sentiram necessidade em lhe dar a correspondente e merecida resposta, por isso pela 1ª vez em Terroso o PSD perdeu as eleições para a Câmara e para a Assembleia Municipal e perdeu para o PS por numeros nunca antes vistos nesta freguesia, não foram os 210 votos a que faz referencia neste post, foram mais de 500 para a CM e Ass. M. e isto sim é relevante e significativo, parfeitamente digno da aldeia dos gauleses, não se esqueca que entre Terroso e Beiriz sempre existiu uma grande rivalidade e MV é originário de Beiriz, masi uma razão para a postura de MV ter caido mal em Terroso.

    ResponderEliminar
  9. Quando chegar à freguesia de argivai, vou puxar as orelhas ao bardo,ou ao panoramix... apoção mágica provocou demasiada flatulência e os menhires ficaram todos em laundos...

    ResponderEliminar
  10. Quem perdeu foi o PSD e particularmente Macedo Vieira que queria uma vitória esmagadora e sentia que a iria ter. Ao PS davam-no como condenado e, de repente, vem um triste para aqui reclamar a derrota do PS de Renato Matos quando este teve o melhor resultado de sempre.

    Há cada artista!

    ResponderEliminar
  11. Seria interessante que todos aqueles que têm uma opinião, usassem argumentos sérios para sustentar essa mesma opinião.
    Ao invés, denotando uma grande falta de civismo, vêem para aqui insultar e atacar quem pensa diferente.

    O povo de Terroso deu uma lição de democracia e de boa educação ao PSD que tanto insultou o seu presidente da junta nos últimos 4 anos.

    Bem me lembro de Luis Diamantino ter dito recentemente que o PSD ia ganhar todas as juntas do concelho...
    Talvez essa indisposição justifique o tom ácido com que alguns correlegionários comentam aqui

    ResponderEliminar
  12. Os laranjinhas deveriam era ter vergonha de ter um candidato condenado nas últimas autárquicas!

    ResponderEliminar
  13. Elá, eles tão nervosos! Tocaste na ferida, é so acessores e pupilos da JSD a tentar agradar ao chefe, para ver se arranjam tacho ehehe

    ResponderEliminar
  14. Há muita gente infeliz e ressabiada a fazer comentários neste post.
    Apenas vejo uma explicação: não estão contentes com a vitória do PSD. Porque será? Não me lembro de ver tanta gente nervosa após uma vitória eleitoral...

    ResponderEliminar
  15. atento ao seu blog, deixo aqui uma confidência:
    Gosto muito da póvoa e é cá que vivo.Nos ultimos anos surgiram muitos blogs em "DEFESA DA PÓVOA". O que eu não percebo é a razão pela qual pouco tempo depois os mesmos começam a associarem-se a uma ou outra cor politica.
    No meu entender, é aqui que se empobrece o que queremos ver enriquecer.
    Penso que um bom rumo não precisa de cor e espero isso da nova assembleia municipal. Que trabalhem mais por um bem comum sem estarem preocupados nos feitos ou desfeitos de cada partido.
    José Tinoco

    ResponderEliminar
  16. Os laranjinhas estão se a sentir ameaçados!!!

    os "tachos" vão se acabar amigos! aproveitem bem estes quatro últimos anos tal como tem aproveitado até agora!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  17. Camarada José Tinoco...Não posso deixar de concordar com o seu apelo...mas cada umtem a sua cor ou as suas cores...e é isso que temos derespeitar nos outros e fazer com que sejam solidários connosco do mesmo modo que somo solidários com eles...Mas há quem entre no grupo para dividir,modificar ,excluir e reinar...Quanto à blogosfera ela já exite há muito tempo e já foi zurzida por muita gente...no que me toca já levo cinco anos de blogosfera activa o meu primeiro blog nasceu em 2004 aí está:
    o muitogrosso
    PUBLICADO Por UNIVERSALEX @ Quarta-feira, Dezembro 29, 2004 2 GROSSURAS FINURASS

    Produced By PECUS MALTHUS "trade mark" Copyrights (apenas é permitida reprodução para fins ludico-educacionais)

    O Trenguices, o kafka e muitos outros são até anteriores...é gente que diz verdades e incomoda...mas é preciso fazer isso...e acima de tudo os blogguers são gente que dá a cara.. e assume aresponsabilidade do que faz...quem quer que seja "dono" de um blog sabe que não pode ser anónimo..pode até usar peseudónimo..mas tem marcado o seu ip ou até a sua máquina...e o seu email...
    claro que nesta campanha eleitoral vi muitos blogs com aquele v do psd simbolos da "verdade da manuela"... mas vão acabar... e não como o povoaonline que foi mandado fechar...mas que multiplicou-se por aí...

    ResponderEliminar
  18. Face aos sucessivos comentários indexados a este post e que nada comentam sobre o tema proposto, das duas uma, ou os comentadores não têm capacidade intelectual para comentar o mesmo ou então acham não ser o mesmo mais relevante que meras tricas entre gente egocentrica e que nada tem a dizer para além de falar do seu umbigo e que classifico de lixo e o lixo deve, ou devia, pura e simplesmente ser colocado no respectivo cesto pelo autor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Caros senhores,
    tanta "panela", tanto "tacho", tanta azia; seja no laranjal, seja nas roseiras, ou nos outros "menores" partidos. Mas por que correm tanto? há ilusões de que os meninos que se arrastam atrás das candidaturas dos PSD's...(é vê-los ex treinadores de hóquei em patins e quadro da câmara e mulher...de bandeira em arco...jovens engenheiros que já lá estagiaram e procuram lá voltar, de preferência para alicerçar entremuitos outros)...MAS, se dúvidas houver...não se esqueçam...muitos (não todos evidentemente) dos PS's, só correm pró tacho. Cada um corre pró mesmo.Haja TRABALHO, por favor. Promovam emprego, promovam o mérito. Há, na Póvoa gente boa e capaz, mas FOGE da política e desta ribalta "rasteirinha". Pena que com tão bons textos neste blog tenhamos que ter tanta discussão infértil. Como dizia o meu avô, andam todos ao mesmo.$$$$

    ResponderEliminar
  20. Lanço por fim um desafio ao autor deste blog: agora que está terminado o "terramoto" eleitoral, promova debates (de preferência físicos e não na blogosfera, pois alguns mantém-se anónimos :), e pensemos todos num movimento de cidadãos, num movimento independente, num movimento de "Elvira's" e "Luís'es", um movimento que nasça 4 anos antes e que trabalhe afincadamente para provar que há coisas a fazer. Com todo o respeito pelo RMatos parece-me que quer Lisboa, que quer política. A Póvoa precisa de gente SÉRIA, gente como o "Luís", gente como a "Elvira", não de futuros deputados que para isto nasceram e nisto se manterão...esses serão os "dinossauros" do futuro. Sonho ver a minha terra liderada por uma comissão de serviço: proposta número 1: 4 e não mais que 4 anos! NUNCA um político faz isso. Nunca MVieira, RMatos e etc's o farão. Façamos a sociedade liderar os partidos, os "laranjais" e as "roseirinhas"...um abraço

    ResponderEliminar
  21. Não consigo perceber essa (fraca) tentativa de colocar Renato Matos e Macedo Vieira no mesmo saco...

    Renato Matos intervém na política, teve a coragem de ser candidato em circunstâncias dificeis, rodeou-se de gente qualificada (muitos independentes) e agora querem rotula-lo de político carreirista.
    Porque foi candidato?
    Porque apresentou uma candidatura alternativa ao poder?
    Haja paciência...

    Os poveiros gostam de tratar mal os seus. Deviam acarinhar este jovem que demonstrou coragem (luta contra as portagens) e amor à Póvoa.
    Não vi ninguém fazer o mesmo, todos falam a coberto do anonimato, a dizer mal, mas dar a cara contra o poder... ninguém!

    ResponderEliminar
  22. Ora aqui está alguém com uma boa proposta para o bloguer, formar e liderar um movimento de cidadãos independentes dos partidos (embora aberto a eles) que prepare o futuro da Póvoa que há-de ter inicio daqui a 4 anos com um novo ciclo politico no concelho, que lance desde já as bases politicas e eleitorais para que a vitória aconteça e que gente séria e descomprometida com a classe politica e o sistema partidocrático assuma o poder na Póvoa numa lógica de serviço público e não de tachismo duradouro, quem deve gerir a Póvoa e os interesses dos poveiros são os seus cidadãos mais dotados e capazes e não um médico de dúvidosa valia profissional ou em engenheiro técnico que nunca trabalhou na vida enquanto tal, sem tarimba, sem carisma e sem principios éticos e morais, um condenado ainda por cima; Nestes próximos 4 anos a Póvoa será gerida por autarcas envelhecidos, gastos, cansados, sem idias novas e, acima de tudo, descredebilizados perante a sociedade civil, é muito mau para a Póvoa ter que suportar 4 anos este fardo de gente que não trará nada de novo, que vai deixar correr o marfim e sacar algum em beneficio próprio, é ainda pior que os poveiros não sintam ãnimo em dar a volta por cima a uma terra cada vez mais ultrapassada por todos e por todos os lados; Por isso faz todo o sentido que surja uma nova força politica, local e independente, uma nova esperança no futuro, que comece desde logo por definir o "Caderno de Encargos" a cumprir no futuro.

    ResponderEliminar
  23. Renato Matos podia ter sido eleito deputado pelo PS e acumular com avereação da CMPV..mas não quis candidatar-se à AR..como o fizeram os da CDU e do PSD... Por aqui se vê..que não andava atrás de taixo..mas sim por convicção...até porque não foi aprimeira escolha e só adianto quando uma senhora digna de ser presidente da Cãmara se mostrou indisponivel...A Prof. Luisa Tavares Moreira...

    ResponderEliminar
  24. Apesar de muita vontade, tenho-me abstido, em diversas ocasiões, de fazer comentários neste blog - que por sinal é do senhor meu pai - não porque não concorde com o teor dos posts, não porque ele não me dê a mesada a tempo e horas, não porque discorde das ideias aqui defendidas, não porque questione o interesse das pessoas que protagonizam alguns dos temas cuja discussão se torna mais acesa, mas porque o nível dos comentários é medíocre, é mau de mais, e chega, por vezes, a pisar o risco do mau gosto e da boa educação.

    Uns são anónimos, o que no meu dicionário significa cobardia, outros apresentam falsas identificações (é ver os 'maneis', os 'joses' e os 'antonios' por aí..) que na verdade nada mais são do que pessoas que, ou têm medo que o autor aborde determinados temas, ou decidem fazer comentários depreciativos, não fundamentados e sem qualquer tipo de conteúdo enriquecedor na ridícula e secreta esperança de poder, dessa forma, dissuadir o avanço de novos posts, novas marteladas num sistema local gasto e viciado. Ou, ainda, aqueles que querem apenas agradar ao chefe – e desses não faltam.

    Por último, gostaria de terminar aqui este meu 'desabafo', deixando um breve comentário em relação à afirmação de José Tinoco no dia 19 de Outubro às 18.09h: Como presumo que o senhor saiba, falar é muito fácil, mas para que as ideias que defendemos se concretizem não basta falar, falar e falar. É preciso dar a cara e apoiar os grupos de pessoas que se enquadrem nesse perfil ideológico, independentemente da cor partidária; é preciso faze-lo de forma completamente desinteressada mesmo que saibamos, à partida, que num contexto de profundo défice democrático e de tão rigorosos mecanismos de perpetuação do poder seja difícil que projectos como, a título de exemplo, o de Renato Matos, saiam vencedores no imediato, a curto prazo; acredito, porém, que só projectos como esse, constituídos essencialmente por gente jovem e independentes que nada têm a ver com interesses político/partidários ou de ordem pessoal/profissional, podem garantir a sustentabilidade e credibilidade necessária ao bom desempenho das funções autárquicas, ou de quaisquer outras funções que privilegiem a defesa dos interesses comuns.

    A honestidade fingida é a desonestidade dobrada, mas a desonestidade assumida é a estupidez dos que a aceitam.


    Tiago Luís Faria de Castro

    ResponderEliminar
  25. Caro Tiago,

    É próprio da Democracia haver opiniões diferentes, quando há debate de ideias. Não espere que todos os que participantes deste blog apoiem incondicionalmente Renato Matos e o Partido Socialista.

    No que concerne ao deficit Democrático, lembre-se que o Povo votou e Renato Matos perdeu. Em Democracia ganha a opinião da maioria.

    ResponderEliminar
  26. Claro, caro anónimo, mas quando fala em debate de ideias refere-se exactamente a quê? Aos debates promovidos pelas rádios locais? Aqueles debates nos quais, infundadamente, Macedo Vieira apelidou Renato Matos de 'mentiroso'?

    Se considera que isso é um debate de ideias produtivo, então há qualquer coisa que não bate certo! Se eu lhe tentar explicar, ponto por ponto, as minhas ideias e o senhor responder sob a forma de insulto: 'O senhor é um mentiroso, mentiroso, isso é mentira, não é verdade!' e não contra-argumentar está a ser mal-educado, está a mostrar o seu baixo nível e está, sobretudo, a demonstrar que não tem capacidade intelectual para questionar as ideias que apresento ou para defender as ideias que você próprio apresenta.

    Ainda em relação ao seu comentário, eu não espero que todos os leitores deste blog sejam apoiantes do Partido Socialista - mau era se assim fosse - espero é que muitos dos que não são só frequentem este espaço fora do horário de expediente.

    ResponderEliminar
  27. Prof Luís, se seu filho com esta idade tem já este discurso e capacidade de visao vai dar politico!!! Muitos parabé´´ns.

    ResponderEliminar