segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Acontecerá algo na Póvoa?

Ao contrário das previsões de uma grande parte dos intervenientes activos na vida político partidária da Póvoa, os resultados finais das eleições autárquicas do passado dia 11 de Outubro são reveladores de uma indiscutível vontade de mudança que se traduziu num novo reforço da votação no Partido Socialista (que poderá ser considerado a única alternativa possível de governo local) que, partindo das eleições de 2001 e considerando os resultados de 2005 e 2009, consegue acrescentar perto de 6000 votos à sua votação. No mesmo espaço de tempo, o partido instalado no poder há décadas perde mais de 4000 votos.
Neste último acto eleitoral, e para além dos méritos da candidatura liderada por Renato Matos, houve também um ligeiro reforço da votação na CDU e, sobretudo, um significativo aumento da votação no CDS que permite a este partido estar representado na Câmara Municipal contribuindo, espera-se, para uma maior riqueza e diversidade no debate político que, nestas décadas, pura e simplesmente foi abafado pelas maiorias esmagadoras e pouco tolerantes.
É certo que, apesar das dificuldades, o PSD consegue manter a sua maioria absoluta, mas os sinais de mudança são indiscutíveis e, por esse motivo, uma oposição forte, atenta, responsável e, sobretudo, credível será decisiva para a eventualidade de “acontecer algo” dentro de quatro anos na nossa terra. Os casos de Terroso e A-Ver-o-Mar, nomeadamente a coesão das suas equipas e a persistência e continuidade no trabalho, deverão funcionar como exemplos para a generalidade do concelho.
Mas para que a mudança aconteça é fundamental algo mais. É necessário, também, que todos os poveiros que, no seu íntimo, discordam da acção deste executivo, seja pelos tiques autoritários, ou pela insensibilidade social ou até pela opção constante por grandes obras, algumas de interesse duvidoso, tenham a coragem de intervir, discutir e assumir as suas opiniões porque vivemos num país livre e, como afirmou Miguel de Unamuno, “A neutralidade cómoda constitui um crime contra os outros e contra nós. É uma maneira de passar a vida lambendo o egoísmo e o medo, de costas viradas para a aventura.”

24 comentários:

  1. "Mas para que a mudança aconteça é fundamental algo mais. É necessário, também, que todos os poveiros que, no seu íntimo, discordam da acção deste executivo, seja pelos tiques autoritários, ou pela insensibilidade social ou até pela opção constante por grandes obras, algumas de interesse duvidoso, tenham a coragem de intervir, discutir e assumir as suas opiniões porque vivemos num país livre e, como afirmou Miguel de Unamuno, “A neutralidade cómoda constitui um crime contra os outros e contra nós. É uma maneira de passar a vida lambendo o egoísmo e o medo, de costas viradas para a aventura.”
    Peguei no último parágrafo do texto, e verifiquei que se aplica muito bem ao partido do governo. Por natureza, e receio, sou contra as maiorias.

    ResponderEliminar
  2. o que eu vejo é o progressivo avanço anti laranja das progressivas forças dos movimentos de cidadãos verdadeiramente independentes das máquinas autoritárias e partidárias

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Prof. Luís,
    O PS na Póvoa teve um resultado brilhante.
    Penso que muito desse resultado se deveu à coragem de Renato Matos em "arrumar" a casa do PS local e aparecer com novos protagonistas, como foi o seu caso, o que muito me alegrou.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que renato matos temo mérito de recuperar Balazar para o PS...e conseguir colocar uma lança em "Africa" ou seja em Rates... e um ligeiro avanço na assembleia municipal e em algumas freguesias, e um desastre total em Beiriz... Mas o saldo é positivo e o PS-povoa esteve à altura nestas eleições não perdendo nenhuma freguesia e consolidando-se noutras...è esse o caminho.. enão teve melhores resultados porque rechassou e hostilizou muitos e fieis socialistas e militantes em favor dos ditos "independentes"... é altura desses a que me refiro e de outros independentes que foram boa escolha como o caso do autor deste blog, mostrarem que estou enganado e prencherem uma proposta de militante do Partido socialista.. são só doze euros ou 24 euros por ano..e o partido agradece ...
    um abraço socialista !!!

    ResponderEliminar
  5. Caro Renato,

    Já, por diversas ocasiões, li comentários seus que me incomodaram. No entanto, há limites para tudo. O Sr. pensa que é quem?

    O Prof. Luís deu um contributo fundamental durante a campanha, e sempre deixou bem claro que era depentente, e agora vêm-lhe exigir que se torne militante?

    Pelo amor da santa, o senhor coloque-se de baixo de um camiao TIR com toda a urgência.

    ResponderEliminar
  6. Daqueles com rodado duplo de preferencia!

    Migas Alentejano

    ResponderEliminar
  7. Pois bem!, muito bem!, fim de ciclo adiado por mais 4 anos, se até agora existiam telhados de vidro, agora que não vão poder recandidatar-se é que vai ser sacar, estejam atentos, atenção às alterações no PDM e às empreitadas, estes senhores têm 4 anos para fazerem a "engorda da porca" e vão fazê-lo como sempre o fizeram, entimidando quem tem o dever de os fiscalizar, quanto mais arrogantes se mostrarem mais estarão a sacar, é assim o comportamento humano, é dos livros, aliás, não há outra explicação para a recandidatura de M. Vieira e Aires, esta campanha mostrou que já não têm mais nada a propor aos poveiros.
    Quanto a resultados, seria bom que o Macedo explicasse aos poveiros porquê que o PSD pela 1ª vez levou uma banhada em Terroso, tanto para a Câmara, como para a Ass. Municipal e ainda mais para a Junta de Freguesia, eu sou de Terroso e conheço muito bem o seu eleitorado, posso dizer que 50% dos votos que agora cairam no PS são de gente que simpatiza com o PSD, basta comparar com os resultados de há duas semanas para se perceber o que aconteceu, e o que aconteceu é muito simples: O Macedo com toda a arrogancia e má educação que se lhe reconhece e que envergonha todos poveiros maltratou o Vilar, disse coisas do arco da velha do homem simples e bom, aldeão simpatico, honesto e trabalhador, gente humilde e respeitadora, gente igual à outra gente que votou e não se reviu nos sistematicos ataques e falta de consideração e respeito pelo legitimo representante da população de Terroso. Pois o que aconteceu foi simples; O Macedo levou a lição que mereceu, levou uma grande chapada na cara da população de Terroso e por sua culpa, provavelmente, o PSD perdeu para sempre a freguesia de Terroso, assim o espero, assim como espero que agora, neste próximos 4 anos faça o mesmo com os presidentes das Juntas de A-ver-o-mar, Amorim e Laundos, pode ser que tenha a mesma resposta das respectivas populações (quem não se sente não é filho de boa gente!, e nas aldeias só há boa gente). Eu, no lugar do Vieira, depois destes resultados em Terroso tinha vergonha em entrar na freguesia, ficou muito claro que em Terroso ele é persona non grata e ficou também claro que para a população de Terroso o presidente da Câmara da Póvoa que os representa é o Dr. Renato Matos

    ResponderEliminar
  8. eu quero apenas responder á boca do anónimo das 14:51..penso que são anónimos diferentes...Eu não penso que sou quem quer que sejA..NÃO TENHO PROBLEMAS DE ANONIMATO COMO V.EX.CIA que não sabe quem é e se assina como anónimo...e presumo que não seja anónimo de nome..pois se o for peço desde já imensas desculpas...se não sabe quem eu sou o problema é seu e não meu, tanto mais que me dei a conhecer até por foto...

    ResponderEliminar
  9. Se estão com o PS, seria melhor tornarem-se militantes...O militante tem marca e cunho próprio...mas ninguém é obrigado fisicamente a isso...mas é um dever daqueles que fazem parte das listas...por uma questão de coerência ... Ou terão medo das democracias internas? Ou da falta delas...???
    claro que é mais cómodo ser independente e andar a pular como uma abelhinha de flor em flor, sorvendo o nectar destinado a outra abelha laboriosa e militante???

    ResponderEliminar
  10. Sr Renato Gomes Pereira de Argivai, se é assim tão socialista porque apoiou erradamente uma lista independente em Argivai?
    É que o PS não ganhou a junta de Argivai por 50 votos...
    Com apoiantes assim, o PS não precisa de adversários!

    De qq maneira, no concelho, acho que o grande resultado do PS deve-se à estratégia traçada por Renato Matos, que abriu à sociedade civil e arriscou o seu futuro político ao afastar das listas socialistas que só prejudicavam a imagem do partido.
    Arriscou e ganhou.
    Por alguma razão teve mais votos que o sócrates!

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto do renato, esse distinto militante ps. Força amigo tu mostras quem são os apoiantes do renato. Deves ser o maior lá em argivai.

    ResponderEliminar
  12. O melhor video da campanha das autárquicas na Póvoa de Varzim:

    http://www.youtube.com/watch?v=kXj_50JYvTg

    ResponderEliminar
  13. Rodrigo não apoiei erradamente a UEa em Argivai...da mesma maneira que outros Pss a apoiam e a apoiaram...erradamente agiu quem fez alista ps em Argivai, que não foi geradorade sinergias suficientes...imagine que se a UEA não tivesse concorrido e feito apolitica que fez não teria sido estrondosa a vitória do Psd em Argivai...Muitos psds votaram no PS com medo de a UEA sair vitoriosa...pois não acreditavam no seu candidato...Eu conheço e bem a realidade de argivai ...vivo na freguesia há dezenas de anos e é de lá grande parte da minha familia...sei do que falo amigo Rodrigo...e sei que o ps fez borrada aí...Não fora eu e alguns outros socialistas onde pode parar esse potencial eleitorado UEA em proximas eleições ? votará em grande parte ps como votou no renato matos? não...votará Cds ou psd...entende? Ou não está familiarizado com estes raciocinios? quem ganha sabe fazer estas análises...e fá-las com muito cuidado e certeza...e não com a leviandade a que eu assisti... não se deve hostilizar quem está do nosso lado ainda que pense de maneira diferente...A politica é servir e não servir-se...

    ResponderEliminar
  14. esqueci-me de dizer-lhe Rodrigo, não foram 50 votos que faltaram a Argivai, foram 65...e a CDU teve 39 desperdiçados e quem colocaria o próximo deputado se fossem 10 era o psd com 110 votos...e o que matou Argivai foi a exitencia de uma Argevadi ipss, criada em hora errada,pelas pessoas erradas, mas pelas motivações particulares...e de duvidosa utilidade imediata para o bem da generalidade das pessoas de argivai...uma coisa foi o dumping social que o poder instalado na praça do almada despejou em argivai, outra coisa são as necessidades verdadeiras e legitimas das pessoas de argivai- entenda as que já lá viviam antes do "dumpimg social"...algumas dessas pessoas mesmo realojadas nas habitações sociais foram injustiçadas e continuam a s~e-lo e muito mais as demais que desse factor não podem beneficiar...e essa ipss veio anular qualquer expectativa futura de vida colectiva em argivai...mata-se o futuro e a história de uma terra delapidando o seu património de séculos...
    A UEA representa a resistência á prepotência e á arbitrariedade...e lutou bravamente e com justiça..coisa que o ps em argivai só me envergonhou pela sua colagem aos desmandos do psd...pergunte aos genuinos socialista não envolvidos nessa cumplicidade o que sentiram profundamente...O próprio Renato matos sabe do que falo...
    e todos os da actual comissão politica do ps na qual tenho o nome honradamente empenhado em ultimo suplente...e cuja vontade democrática respeito, quando devidamente sufragada...sabem que a minha opinião na feitura das listas é a de que nunca se colocasse um independente ou não militante nas listas emquanto houvesse militantes válidos e ganhadores...Se foi outra a orientação da comissão politica desconheço...E não acho que renato matos o tenha feito deliberadamente...se o fez agiu mal...poderá ter sido impossivel conciliar vontades e lugares elegiveis...E quem está à frente da comissão política tem que tomar decisões pois tem prazos para cumprir... e o PS não teve melhores resultados porque rechassou e hostilizou muitos e fieis socialistas e militantes em favor dos ditos "independentes...e quando digo isso não culpo renato matos mas a máquina de recrutamento...

    ResponderEliminar
  15. Amigo Renato,

    Eu não sei quem o senhor é mas, pelo que tenho visto, é alguém que gosta de intervir e que se preocupa com a realidade da sua cidade e da sua freguesia.

    Se assim é, e se eu não estou errado, porquê que não tenta ser um pouco mais concrecto nas ideias que tenta (com muita dificuldade..) explanar?

    Ou eu sou estupido e não tenho capacidade de compreensão, ou senhor é perturbado e não consegue exprimir as suas ideias! Tenha vergonha na cara quando vem para aqui fazer um discurso riciculo e não fundamentado acerca da questão da militãncia porque eu prefiro um PS com muitos independentes como o Luís do que um PS com muitos individuos com pouca capacidade intelectual como senhor.

    Caso aina não tenha reparado, ainda não apareceu neste blog um único comentador que concorde consigo. Ou é tudo maluco, ou senhor é um incompreendido! Haja paciência.

    Cumprimentos,

    Carlos Rodrigues

    ResponderEliminar
  16. Carlos rodrigues não me insulte que eu não tenho esse costume...se quer ser estúpido seja...pois falta-me apaciencia para aturar o seu género...e o de muitos que gostam de viver nas costas de quem trabalha ...quantio ao ridiculo não vejo onde...é que eu não sou "maria vai com as outras" e as ditas cujas não sabem que são isso mesmo...e eu volto a repetir não tenho problemas de identidade, começa-me afaltar é paciência para fazer de conta que V. Ex.cia é mesmo estúpido e não me quer meter a ridículo e isolar o meu discurso...mas para satisfazer a sua curiosidade, porque admito que ande mal informado...não deve ser bom em jornalismo eh1eh1...vã ao meu blog zarolho.. eprocure lá a minha cart aberta aos socialistas epopulação de argivai datada salvo erro de Junho de 2008...

    ResponderEliminar
  17. eu prefiro um PS com muitos independentes como o Luís do que um PS com muitos individuos com pouca capacidade intelectual como senhor.

    ResponderEliminar
  18. O renato à noitinha quando se mete na vodka é tramado, enrola-se-lhe a lingua...

    ResponderEliminar
  19. Um dos aspectos que tenho apreciado ao longo do tempo de vida do blog é a qualidade e pertinência de alguns comentários que, muitas vezes, tiveram tanta ou mais importância do que o próprio texto.
    Tendo em conta esse facto, agradecia que o "nível" dos comentários não baixasse, nomeadamente quando ultrapassa a discussão das ideias e entra em domínios mais pessoais.

    ResponderEliminar
  20. peço desculpa amigo luis...se não fui delicado no discurso...mas tenho sido ameaçado,e,apaparicado comos mais diversos impropérios,fiquei de saco cheio e zurzi no Carlos, em resposta... compreenda a minha reacção, e me desculpe...sei que não é bonito na casa dos outros ( e este blog é sua casa -ou sitio e como tal deve ser respeitado)zangar-mo-nos com os presentes, ainda que nos pisem os pés por maldade...
    MAs eu também sou de carne e osso...

    ResponderEliminar
  21. 'mas para satisfazer a sua curiosidade, porque admito que ande mal informado...não deve ser bom em jornalismo eh1eh1...vã ao meu blog zarolho.. eprocure lá a minha cart aberta aos socialistas epopulação de argivai datada salvo erro de Junho de 2008...'

    Já lá fui, 0 comentários. Ou seja, o senhor está, de facto, isolado no seu discurso! Shame on you (;

    ResponderEliminar
  22. Thank You...see you later aligator...

    ResponderEliminar
  23. Ainda bem que nos entendemos, zarolho.

    ResponderEliminar
  24. O zarolho não se entende com anónimos pois não sabe se os anónimos são efectivaemnet pessoas ou autómatos in teligentes 8leia-se inteligência artificial...

    ResponderEliminar