segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Razões para apoiar Renato Matos




O convite que me foi endereçado para ser Mandatário da candidatura de Renato Matos apanhou-me completamente desprevenido. Considero-me um indivíduo que tenta vencer “pequenas batalhas” no seu quotidiano como professor, mas discreto, que não aprecia ser o centro das atenções e, por isso, fiquei bastante admirado com a firmeza do convite.
Perante a vontade manifestada, entendi que era minha obrigação fazer mais do que votar Renato Matos e Partido Socialista, aceitando participar, das mais diversas formas, no apoio a esta candidatura. Ao fazê-lo, estarei apenas a fazer uma intervenção cívica que, espero, mereça a compreensão de quem tem acompanhado este blog, independentemente das respectivas opções de voto. Apesar do respeito que me merecem as restantes candidaturas, entendo que há necessidade de concentrar votos numa alternativa credível ao actual poder. Procurarei, de seguida, fundamentar a minha decisão, justificando as razões essenciais que, apesar da minha condição de independente, me levaram a apoiar as listas do Partido Socialista para as próximas autárquicas.
Há muito tempo que defendo a necessidade de romper com o modelo de exercício do poder autárquico na Póvoa. Estamos, há muitos anos, perante um executivo pouco aberto à crítica e à opinião divergente e que está, cada vez mais, convencido de uma suposta infalibilidade das suas próprias decisões. Esta convicção varia, no caso da Póvoa, na razão directa do tempo no poder. Isto é, quantos mais anos o exercem, mais convencidos estão das suas certezas. Sem querer, de modo algum, contribuir para o reacendimento do clima de conflitualidade que se verificou na Póvoa nos últimos anos, gostaria de deixar uma palavra para todos os que, por “delito de opinião”, viveram momentos pessoais difíceis que, paradoxalmente, estimularam minha vontade de participar de modo mais activo, através do blog Descarga. Espero, sinceramente, que se entre num novo ciclo na Póvoa, em que a existência de opiniões diferentes seja vista como algo de normal e enriquecedor e não implique o afastamento pessoal. Que se compreenda, de uma vez por todas, que quem ganha com a diversidade de opiniões é a Póvoa e são os poveiros.
Acompanhando, com interesse, a vida política local, constatei que, de um modo geral, houve uma coincidência entre as posições que me pareciam mais justas e as que o PS local sustentou. Destacaria as que se relacionam com o turismo, o ordenamento urbano, a mobilidade, o ambiente, o acesso e qualidade das águas e a pobreza e exclusão social. Reconheço que as posições tomadas sobre, por exemplo, os temas “Quintas e Quintas”, Zona E54”, “Construções na Areia”, “Qualidade das Águas” ou “Roteiro Social” permitiram que reconhecesse ao PS Póvoa e, muito em particular a Renato Matos, pertinência e enorme coragem para tentar constituir-se como alternativa credível. Agrada-me, também, que defenda uma espécie de “conciliação com o mar e com os pescadores” que se manifesta, não só, pela contribuição para a melhoria das suas condições de trabalho e para o auxílio à actividade neste mundo cada vez mais global e competitivo, como também pela exploração da sua vertente turística que, à semelhança de muitas outras localidades, poderá funcionar como um grande incentivo ao aumento do número de visitantes que combata a excessiva sazonalidade da nossa oferta turística.
Por outro lado, a candidatura do Partido Socialista apresenta um conjunto de características inovadoras que, na minha opinião, merecerá o apoio dos poveiros. Destacaria as seguintes:
- Inclusão de independentes em lugares de destaque que é demonstrativa de grande abertura à sociedade.
- Participação efectiva, e não apenas como resultado da lei da paridade, das mulheres. Destacaria a candidatura de Elvira Ferreira, como cabeça de lista, à Assembleia Municipal e de Adélia Postilhão e Alexandra Oliveira à presidência da Junta de Freguesia de Beiriz e Argivai respectivamente.
- Participação de muitos jovens que, na minha opinião e ao contrário do que muitos pensam, acrescentam valor a esta candidatura.
A liderar esta candidatura há, precisamente, um jovem que reúne um conjunto de condições pessoais e políticas invulgares e que são justificativas do meu apoio e, espero, o de muitos poveiros. Um dos aspectos que mais aprecio na acção política de Renato Matos relaciona-se com a colocação dos interesses da Póvoa num patamar claramente superior aos seus e aos do seu próprio partido. A sua oposição à instalação de portagens na Scut que nos influencia é demonstrativa da sua originalidade enquanto membro partidário.
Entendo que uma liderança de Renato Matos promoverá uma nova agenda política, muito mais virada para a criação de condições para um maior dinamismo económico apoiado na actividade turística, para as preocupações ambientais e sociais e para a qualidade de vida no nosso concelho do que para a construção de grandes obras de interesse duvidoso. Estou convicto que a mudança geracional na autarquia possibilitará a modernidade na gestão e o combate ao desperdício que favorecerá a implementação daquela nova agenda. Mas muito importante para mim é a firme crença de que com Renato Matos no poder haverá sempre uma postura aberta, construtiva e de busca dos consensos possíveis, na procura das melhores soluções para o nosso concelho.

29 comentários:

  1. Claro que apenas evidenciou os pontos mais fracos da candidatura de renato matos:1- paridade das mulheres...2-demasiados jovens...3 - Inclusão de "independentes" em lugares de destaque...
    quanto aos jovens e ás jovens sendo do aparelho partidário JS ou comrelações de afinidades..nada tenho a opor...tamto mais que defendo a preferência pela militância a militãncia é o sangue do partido...Gostaria de poder estar enganado e ver daqui por quatro anos todos os "independentes" das listas a serem militantes e activamente participantes do partido socialista e não apenas n"o projecto de renato matos" porque renato matos é parte e muito importante do PS , mas não confudamos o todo com a parte...O PS ( e os outros partidos)tem lutas bem mais importantes que qualquer concelhia quer a nivel nacional quer internacional ,que são cruxiais para o bem estar de todos incluindo os poveiros em geral...mas infelizmente os partidos portugueses ou os seus actuais detentores preocupam-se mais com as "lentilhas locais" de ontem do que perspectivar o futuro global..veja o que diz a MFL...por exemplo...A concelhia poveira tem descurado outros importantes actos eleitorais- quer as Europeias quer as Legislativas,e temo por um resultado frágil na Póvoa ...Sei que é professor e que não deverá estar muito contente com os metodos de avaliação, etc.etc...e estará mais proximo das ideias sindicais da intesindical afeta aos comunistas que quase Lincharam o professor Vital Moreira...E espero que apoie o Eng Socrates e o PS ...é o minimo que sepode exigir a um mandatário de uma candidatura PS ainda que autárquica... e espero que esses independentes que integram o PS não sejam refractários de alguma esquerda retrógrada...mas se o forem que tenham a ombridade de se transformarem em militantes PS também...
    Quanto à paridade das mulheres... alei não diz paridade para quem ...para homens ou mulheres diz apenas que entre dois de um sexo deve haver um de outro...e isso é profundamente injusto...até par as mulheres...E há muito que sou contra alei daparidade ou outra qualquer lei discriminatória positiva ou negativa, que nada mais é do que variantes de "apartheid" dito de outro modo "places for white, and places for black persons"

    ResponderEliminar
  2. mas tal não significa que não apoio a candidatura de renato matos...apoio-a sim...e mais não fosse era meu dever de militante PS...mesmo que dela discordasse...embora discorde de alguns métodos utilizados que já tornei publicos emtempo e oportunamente e deoutros que já tive o cuidado de apresentar em privado e que autorizo que se o acharem importante o tornem publicos...mas o meu apoio inequivoco vai para renato matos e a sua equipa...que pouco diverge da escolhida por Silva Garcia.. e será lógico também que apoia a Assembleia municipal que é um orgam importante de apoio ao exxecutivo...só espero que os independentes que vierem aser eleitos par a AM não se ponham a espingardar contra o PS que os elegeu...

    ResponderEliminar
  3. Renato:
    Tal como já referiu penso que fomos colegas no antigo Liceu (no secundário) e acompanho as suas intervenções com atenção e valorizo, como deve calcular, a participação neste espaço “dando sempre a cara”, ao contrário do que acontece com muitos comentadores anónimos.
    Gostaria só de referir dois pontos que me parecem interessantes:
    1- Quando me refiro à paridade não é para valorizar a lei mas para destacar que, naturalmente, surgiram “lideranças no feminino” que não foram uma imposição da legislação. Não me parece que seja um ponto fraco o aparecimento de “3 mulheres como cabeças de lista.”
    2- Quanto à questão dos independentes, e reconhecendo a importância dos partidos políticos e dos seus militantes, deve concordar que quem não é militante também pode ter opinião e participar, ainda para mais em eleições de “tão grande proximidade” como são as autárquicas. No entanto, compreendo que possa ter uma opinião diferente, de valorização da militância, como refere.

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de acrescentar 2 pontos importantes relacionados com esta matéria:
    1- espero que os eleitores tenham capacidade de distinguir a candidatura do Renato Matos da do PS como um todo, e que sobretudo tenham a noção de que os votos para as "Legistativas", para a Junta de Freguesia e para a Câmara Municipal não têm que ser, necessariamente, no mesmo partido;
    2- com ou sem Renato Matos, acho fundamental que exista alternância e rotatividade nos orgãos de decisão de todas as instituições (associações, clubes, municípios, governos, ...) pois uma só visão ou uma só orientação jamais permitirão um crescimento equilibrado e abrangnte a médio e longo prazo.
    22 anos com as mesmas cabeças a tomar todas as decisões parece-me, inevitavelmente, demasiado limitador para o desenvolvimento de uma cidade....

    ResponderEliminar
  5. Antigo Colega Luis Gonzaga ,no Liceu Nacional da Póvoa de Varzim :
    --A Génese e a Motivação da lei da paridade é um absurdo em democracia e um limite á própria democracia...Abduzindo o raciocinio imagine que em vez de paridade de sexo (a que metafóricamente se chama "género")o que estivesse em causa fosse a cor da pele, a origem , a religião, ou a raça, ou a cor dos olhos,ou dos cabelos?
    Apresentar um candidato como uma mais valia só por ser do sexo feminino é um insulto á humanidade...eu nunca irei votar numa mulher ou num homem só pelo facto do seu sexo..mas sim pela sua competência...

    Não são pontos fracos pelo facto de serem mulheres a cabeça de lista, são pontos fracos porque se apresentam antes detudo como mulheres, por contraposição aos homens...Isso é discriminação e eu luto contra todas as formas de discriminação e estou á vontade porque não tenho nem tive pretenção aocupar lugar nehum nas listas de nenhuma delas...nem sequer da Xana...de Argivai.. e se porventura o fizesse nuca diria que me candidatava por ser homem ou "macho man"...isso é ridiculo...E nem quero acreditar que exista ainda neste sec.XXI...

    ResponderEliminar
  6. Claro que esta candidatura de renato matos e do ps autárquico é umapedrada no charco daquilo que eu chamo " a Mesmisse " e a ideia reformista de RENOVAR, ou MUDAR vai deixar marcas ainda que não seja plasmada em votos...e já deixou marcas mesmo no seio da laranja local...com algumas "transferências" estratégicas...

    ResponderEliminar
  7. Caro Renato (permite-me este tratamento):
    Repara que aquilo que afirmo é "que, naturalmente, surgiram lideranças no feminino que não foram uma imposição da legislação".
    A maior valia está no facto de aparecer naturalmente...
    É evidente que, como afirmas, não se deve votar por ser mulher ou homem, gordo ou magro, loiro ou moreno...mas pela tal competência que referes.

    ResponderEliminar
  8. O Renato não percebe o contexto em que a lei da paridade surge. Esta lei nasce, principalmente, com o objectivo de lutar contra a discriminação! A realidade é que existem muitos mais homens do que mulheres a ocupar lugares de chefia, e isso é um facto que não devemos nem podemos ignorar. Muito menos contornar. Eu ainda não vi nenhum político que, em vez de tentar convencer a população de isto ou de aquilo, procure mudar mentalidades. E, se o fazem, é de maneira discreta, sem mostrar manifestamente essa vontade.

    Assim, voltanto ao assunto inicial, a lei da paridade surge no sentido de colmatar essa falha. Atenção, eu também não concordo com ela e considero que o aparecimento de mulheres em cargos de chefia deve surgir naturalmente, mas não podemos ser incosequentes ao ponto de pensar que a lei da paridade é uma lei descriminatória.

    Mais importante do que tudo isso é o facto de, finalmente, a Póvoa ter uma candidatura capaz de gerar mudança e criar uma onda de esperança. Temos, finalmente, um grupo de pessoas com uma baixa faixa etária que apresentam, no seu todo, uma série de caracteristicas bastante interessantes e motivadoras de esperança.

    Um abraço Renato e Luís.

    ResponderEliminar
  9. candidatas naturais? talvez...mas alei daparidade fez muitas imposições erestrições aessa naturalidade... Candidata natural é Manuela Ferreira Leite..eh!eh! MAS OLHA O RIDICULO QUE SERIA o PSD dizer que candidatava uma Mulher para ser afutura primeira ministra por contraponto ao "macho man" José Socrates...
    Luis Gonzaga acho que ainda não vislumbraste o cerne crucial da minha critica...

    ResponderEliminar
  10. Luís, porquê que responde a este senhor?

    ResponderEliminar
  11. anónimo, existem muitos mais homens do que mulheres a ocupar lugares de chefia ?
    Discordo !!! DIAMETRALMENTE... Quem manda em mim desde que me conheço, salvo raras excepções são sempre mulheres...Para onde quer que eu me dirija na função publica é só mulheres a mandar... e eu aobedecer e a pagar... !!! E o que vejo é os ricos a mandar nos pobres... e desculpa lá amimtanto se me dá que seja o marido rico a mandar em mim como seja a mulher ou a amante desse marido rico ou bem instalado em lugares de chefia...vou continuar pobre e Fxdxdo...!!!

    ResponderEliminar
  12. Parabéns Prof Luis pela sua coragem em apoiar uma candidatura de ruptura.

    O Dr Renato Matos demonstrou coragem na luta contra as portagens no IC1, mesmo indo contra o seu partido a nível nacional.
    Também demonstrou coragem em incluir mais de 80% de independentes nas listas.

    O PS da Póvoa de Varzim tem apostado em trazer novos rostos para a política local e faz muito bem.
    Considero uma atitude politicamente saudável.

    ResponderEliminar
  13. Caro Renato.. Mais mulheres do que homens a ocupar cargos de chefia? O senhor pense bem naquilo que diz, ou então atire-se de uma ponte!

    ResponderEliminar
  14. Neste momento votar PS é continuar a dar força a Sócrates.
    Não sei se terás ido a alguma manifestação de professores a Lisboa? Se fostes, foi para seres mais um, ou então, porque estavas realmente convicto que a política deste governo contra a classe média e contra os funcionários públicos é, foi e continuará a ser efectivamente má?
    Porque será que o PS local tem tantos independentes como dizem? Sinceramente não sei se tem ou não. O que constato desta embrulhada toda, de governo PS, é que na Póvoa as pessoas não andam com os olhos vendados. Ser PS neste momento, como independente ou não, é estar a favor de portagens na A28, é estar a favor de mais dinheiro para salvar bancos, é estar contra os professores, é estar a favor do TGV, é estar a favor da construção do aeroporto de Lisboa, é favorecer escolaridade duvidosa, é ser a favor dos “bufos” na função pública, de compadrios, dos rendimentos mínimos duvidosos, enfim, poderia estar aqui a escrever uma série de situações pelas quais todos nós passamos e repentinamente as pessoas parecem ter esquecido.

    ResponderEliminar
  15. Senhor Paulo Agonia
    Não me recordo de alguma vez ver o actual presidente da Câmara da Póvoa vir opor-se às portagens na A28. Bem pelo contrário...
    Ao invés, os poveiros lembram-se de ver o jovem Renato Matos vir contra o governo do seu próprio partido defender os interesses da Póvoa.
    Chama-se a isso coragem política!

    ResponderEliminar
  16. De qual Ponte caro anónimo? A de Gaia ou a do Porto? Não é contra a lei isso? Sou contra o suicídio pela mesma razão que sou contra o assassinio, contra a eutanásia e contra o aborto...e isso não tem nada que ver com ser ou não socialista, cristão, agn´sotico, jovem ou velho, homem ou mulher...Tem aver isso sim com o respeito pela DIGNIDADE HUMANA..esse é o valor ético fundamental...como disse Paulo VI e reiterado por João Paulo II, etc "O HOMEM é a MEDIDA de todas as coisas" ...O Homem não é instrumento ao setviço de qualquer finalidade...O Homem é um fim em si mesmo e o principio de tudo...Por isso um doente em fase terminal deve ter direito aos cuidados paliativos,para viver mais tempo e para morrer o mais tarde possivel, sem sofrimento ou com o minimo sofrimento, e n~~ao matar-se ou ser morto só para não dartrabalho aos vivos...assim como um ser gerado no ventre da mãe tem direito á vida (os caçadores e os pescadores sabem e cumprem isso com os animais...)E não é a mãe ou o pais que tem qualquer direito sobre essa vida....etc.etcetc...

    ResponderEliminar
  17. Parabéns pela atitude louvável e certeira.
    A PÓVOA PRECISA DE MUDAR!!!

    ResponderEliminar
  18. Oh Renato, então atira-te ao mar que pode ser que caminhes sobre as águas. Amén!

    ResponderEliminar
  19. Parece-me que a candidatura do Renato Matos aparece, em termos locais, numa época de saturação do poder local instalado mas, simultaneamente, em termos nacionais, existem muitas classes profissionais descontentes com o actual governo.
    Se o primeiro aspecto poderá fomentar e incentivar o voto no Renato, o segundo aspecto torna muitos cidadãos renitentes relativamente ao partido que representa.
    Na minha opinião, o resultado eleitoral autárquico do Renato estará condicionado pelo resultado das legislativas, que ocorrem pouco tempo antes.
    Para sintetizar: se os resultados das legislativas vierem a reforçar o poder do PS, parece-me que muitos eleitores de esquerda irão dispersar o seu voto pelos partidos de esquerda que não o PS, penalizando o Engenheiro Sócrates. Se, pelo contrário, o PS sair fragilizado das legislativas, muitos dos indecisos sentir-se-ão menos desconfortáveis em votar PS nas autárquicas.

    ResponderEliminar
  20. Não concordo com o anónimo anterior...As populações sabem distinguir muito bem as candidaturas...que o digam as listas de independentes...
    Acredito que renato matos apesar da má campanha que lhe é feita na comunicação social e tal não resulta nem da escolha e bem feita do mandatário dono deste honrosos sitio, nem dos apoiantes...mas de erro estratégico anterior...vai ter melhor resultado do que o PS nas legislativas, porque não se pode esquecer que a Povoa não é hiostóricamente de "esquerda" ( isto se é que alguémsabe o que é isso)e desgraçadamente apovoa não elege nenhum deputado PS da Póvoa à assembleia da republica...E nessa questão a concelhia temresponsabilidades acrescidas...

    ResponderEliminar
  21. "Hoje manifesto-me. Em Outubro voto!"

    Este era um dos muitos slogans de uma das manifestações de professores em que participei, contra a tirania do Governo Socialista de Socrates e Lurdes Rodrigues.

    Naturalmente que Renato Matos percebeu que a desastrosa governação PS nada de bom anunciava para a sua candidatura.

    Os Professores já tinham dado uma pesada derrota ao PS nas Europeias e, ao contrário do que todas as sondagens anunciavam até essas eleições, os maus resultados poderiam repetir-se nas legislativas e autarquicas.

    Renato Matos viu a sua vidinha a andar para traz. É que na Póvoa há muitos professores, e ELES VOTAM.

    Foi então que descobriu como dar a volta à situação, convidando um Profesor para mandatário da sua campanha. Assim, poderia conseguir uma boa votação desta classe profissional.

    É certo que o Luís pode não partilhar dos azares dos seus colegas de profissão. Pode até nem estar de acordo com o descontentamento docente e até concordar com as medidas de Lurdes Rodrigues. Está no seu direito.

    O meu voto será de penalizaçao ao PS. Penalizarei o PS por ter tirado qualidade ao sistema de ensino e pela guerra aos Professores.

    ResponderEliminar
  22. Afinal quem é a estrela deste blog???
    O Renato Matos ou o Renato Pereira???
    O Sr Renato Pereira está para este blog como o doce branco para as Festas da Senhora das Dores... Em excesso também enjoa...
    Moderação senhores...moderação...

    ResponderEliminar
  23. Caro colega:
    Basta conhecer-me ou ler um pouco do que escrevi neste blog para perceber o meu pensamento sobre o que se passou no sector da educação.
    No entanto, as eleições autárquicas apresentam uma especificidade muito própria e, por isso, não tenho qualquer tipo de problema em apoiar uma candidatura assente num enorme espírito de abertura e que se posiciona, nas questões essenciais, com o que defendo para o nosso concelho.

    ResponderEliminar
  24. Caro Luís Castro,

    Para a Póvoa, há alternativas à alternativa que apresenta.

    Eu também quero romper com o poder instalado e compadrio do PSD na Póvoa.

    Mas, mais que tudo, quero romper com a ditadura de Socrates no ensino. O ensino deve ser de qualidade e Democrático e não o do facilitismo, o das Estatisticas e o da propaganda de Lurdes Rodrigues. Jamais poderia apoiar uma cadidatura que represente o Partido de Socrates na Póvoa.

    Desejo um ensino em que a dignidade do Professor, o merecimento do aluno e o bom carácter de toda a comunidade escolar sejam principios orientadores. Ricos ou pobres, todos têm a ganhar com um melhor sistema de ensino.

    E há um partido a defender estes principios e que também apresenta um jovem de 34 anos à Presidência da Câmara da Póvoa. Vai seo o meu partido nestas eleições.

    Quanto a si, digo-lhe já que é mesmo uma atitude de coragem da sua parte voltar votar no partido daqueles que há quatro anos e meio nos fizeram acreditar no sonho, mas que entretanto nos fizeram descer ao inferno quando ganharam as eleições.

    Eu não tenho essa coragem; eu tenho dificuldade em voltar a acreditar no PS e em qualquer seu representante na Póvoa. Não torno a votar neles.

    ResponderEliminar
  25. aqui estar o que o PS pensou sobre a avaliação dos professores...
    http://www.ps.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=259&Itemid=31

    nada de prejudicial para os professores que queiram ser honestamente avaliados...

    para quê tanta treta? Ou a questão é outra etem aver coma subida de escalões para ter maiores vencimentos? será a questão das Quotas de subida de escalão? Quem omite já está a mentir...

    ResponderEliminar
  26. Sou uma leitora "esporádica e irregular" deste blog. No entanto, pela admiração que o Luís merece, venho, de vez em quando, dar uma espreitadela às suas palavras.
    Não pude deixar de prestar atenção a alguns comentários. Muitos deles (os anónimos, fundamentalmente) deixam transparecer características de egoísmo, egocentrismo e falta de solidariedade política. Mostram sempre "o puxar a brasa à sua sardinha" ou uma total desatenção às questões que verdadeiramente interessam. Depois de ler o post do Luís e todos os comentários que se seguiram, concluo que a única pessoa verdadeiramente preoupada com o futuro da nossa cidade (é disso que tratam as autárquicas, não?!?!)é o Luís. É o único capaz de separar os seus interesses pessoais dos interesses políticos...E de uma forma muito soft acaba por ser "criticado" por isso...
    E alguém também fala em alternativas! Quais e como?

    O comentário sobre o Renato? Parece-me maldoso...e certamente vindo de alguém que não o conhece... Parece-me que vai votar nas autárquicas a pensar na sua classe profissional(para isso não serviriam melhor as legislativas?)
    Em suma: "Ao que chegamos...Salve-se quem puder!"

    E felicidades para o teu blog, Luís.

    ResponderEliminar
  27. Confrades...Renato é meu primeiro nome...e não apelido...desde 1959...além disso chapeus há muitos....E as estrelas estão no Céu...
    Não tenho culpa do mau uso dado ao nome pelos outros Renatos...

    ResponderEliminar
  28. Acho curisoso que uma boa parte das propostas que Renato apresenta foram há varios meses sugeridas pelo blog povoa 7 que agora ja nao existe. É coincidencia? Era um blog dos socialistas? Era um blog no qual os socialistas se inspiraram? Ou era só mais uma forma de propaganda?

    ResponderEliminar