sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Um ano de descargas

Faz hoje um ano que publiquei o meu primeiro post do blog Descarga, justificando a minha opção de partilha dos textos através da Internet. Desde então, já publiquei um total de 119 artigos, abordando áreas diversas mas com uma certa ênfase nas questões locais.
Este foi o caminho que, em Fevereiro de 2009, entendi seguir para trabalhar, sobretudo, quatro áreas distintas.
Por um lado, o blog permitiu-me rever e aprofundar conhecimentos sobre áreas do meu interesse que, na sua esmagadora maioria, coincidem com conteúdos abordados na minha actividade profissional. Para publicar um artigo, há todo um trabalho preparatório que implica pesquisa, leitura, reflexão e, muitas vezes, tomada de posição. Posso afirmar que a primeira grande finalidade residia numa espécie de processo auto formativo que se tornava, para mim, mais importante dado que iria ser sujeito a uma espécie de interrupção das minhas actividades lectivas atendendo às minhas actuais funções na escola.
Por outro lado, ao escrever sobre assuntos mais pessoais pude reflectir e relembrar questões íntimas que me tocaram de modo especial e que, espero, tenham sensibilizado todas as pessoas que me são próximas, nomeadamente familiares e amigos chegados. Artigos como “Conversas em Família” ou “A Excepção” podem não ter gerado grande interesse geral mas são os mais importantes para mim, porque se relacionam com os meus pais e familiares mais próximos.
Outra área importante, e também mais pessoal, relacionou-se com a publicação meia dúzia de posts sobre a vila de Promar e sobre algumas das personagens que nela habitam, com destaque especial para o herói Guinchinho. Estes textos foram extraídos de um documento cuja execução me está a dar imenso prazer mas que, dificilmente, conseguirei dar por concluído. Este terceiro “sector de intervenção” funcionou, também, como espécie de ponte para a última grande área de intervenção, a local.
Esta era a mais simples de ser trabalhada e consistia na vontade de emitir opinião sobre muitos temas relacionados com a vida no nosso concelho, procurando divergir da espécie de “unanimismo” a que se assistia em redor do poder autárquico questionando, concretamente, algumas opções e decisões tomadas nestes últimos tempos. Nada me movia, nem move, pessoalmente, contra os responsáveis autárquicos, mas estava instalada uma ideia, que me parecia errada, de uma suposta infalibilidade dos seus actos que era bem visível na forma irritada e desproporcionada com que, alguns deles, reagiam a qualquer crítica ou pensamento divergente.
Tenho bem a noção de que a qualidade dos textos é discutível mas perdoem-me a pretensão de os ter publicado.
Não tenho dúvidas que a minha intervenção sobre os aspectos relacionados com o local nem corresponderam a uma gota de um imenso oceano mas aceitem estas minhas tomadas de posição que serviram, muito, para me sentir bem com a minha consciência.
O momento em que o Descarga faz um ano de idade é ideal para reflectir sobre a sua manutenção. Tenho outros projectos pessoais e tem que haver mais vida para além do blog. Apesar de sentir uma espécie de obrigação moral de o manter activo, entendo que, para me dedicar às outras iniciativas, faltar-me-á tempo para publicar com a mesma regularidade e, mais importante, com a mesma preparação e reflexão.
Sendo assim e em princípio, nos próximos tempos, apenas excepcionalmente publicarei novos artigos.
Reconhecendo que, em muitos momentos, os comentários tiveram enorme qualidade e pertinência, agradeço a participação de todos os que, concordando ou discordando, intervieram neste espaço de partilha e espero que, brevemente, encontremos novas formas de interacção que poderão passar, inclusivamente, pela reactivação do blog.

19 comentários:

  1. Caro Doutor,
    malgrado alguma celeuma, que os poveiros tanto apreciam e que só apimenta a blogosfera, mando-lhe um abraço tão anónimo quanto sentido dum seu ex-aluno(1985/86...já lá vai muito tempo) que durante estes meses visitou o seu blog com assinalável interesse e que através dele e dos seus posts reforçou a consideração que desde os bancos de escola nutria pelo Dr. Parece-me realmente tratar-se duma pessoa bem formada e quer queiramos quer não que é que mais importa para além disso? as simpatias partidáris, uma ou outra opinião são apenas "trocos". O homem vale pelo seu caracter e o Sr parece-me ser UM HOMEM DE CARACTER! ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís
    Obrigado pela dedicação a uma causa nobre - informar e partilhar temas, actuais, comuns à sociedade;
    Obrigado pela oportunidade de poder reflectir nos assuntos publicados, fruto do teu trabalho e da tua grandiosidade humana, nos comentários e, de quando em vez, descarregar os meus pensamentos.
    Compreendo o tão desgastante que é manter um blog desta natureza, onde não se vislumbram ambições de proveitos pessoais. É com infindável tristeza que acompanharei o seu pré-anúncio do fim.
    Uma palavra de conforto para ti Luís - OBRIGADO.
    C. Soares

    ResponderEliminar
  3. Vamos ter menos matéria para reflexão - uma disciplina por tantos evitada - sobre os problemas que nos envolvem. As "descargas" fazem cada vez mais falta.
    Espero, sinceramente, que se trate apenas dum intervalo.

    ResponderEliminar
  4. Recuperando o Santana Lopes:
    espero que vá andar por aí...

    ResponderEliminar
  5. Não surgem muitos espaços como este na blogosfera. É pena que termine o blog que não se preocupa com entradas populares mas com as que considera relevantes.

    ResponderEliminar
  6. É dever de todos, desenvolvermos o que pensamos da "Polis", pois só desta forma teremos Consciência do nosso Dever Social e que é tão grande. Parabêns por apimentar esse dever. JB

    ResponderEliminar
  7. Luís,
    volta! estás perdoado.
    abraço e parabéns por todo o teu suor.és integro e diferente...mas...realmente de pouco deve valer emitir opiniões e apoiar quem quer que seja nesta terra...os apoios passam e os que aparentam ser diferentes, calam-se, desaparecem, quando deviam continuar a lutar. As campanhas fazem-se, não em pré-campanha mas sempre e principalmente no pós votação. Aí se vê os políticos que temos...onde anda o Dr. Matos??? infelizmente parece-me mais um de muitos, à procura do famoso "tacho"...Aí, Luís, acho que não foi o apoio certo. Apenas por uma razão: não existe apoio certo, são TODOS malandros e preguiçosos...o que fizeram na vida???pouco ou nada...bandeiras e jotas...não é com esses que se deve contar, mas com aqueles que trabalham todos os dias das 7 da manhã às 7 da noite...e sacrificam-se...e não desaparecem...esses FOGEM da politiquice e vão trabalhar para onde o mérito ainda é esperança: SECTOR PRIVADO...arranjem alguns desses para as Câmaras e os resultados seriam impressionantes...

    ResponderEliminar
  8. O "Dr. Matos" como lhe chama o anónimo está no "sector privado". Aliás, é advogado, portanto profissional liberal. Não tem ordenado fixo ao fim do mês.
    Seria bom perder alguns preconceitos em relação à política e as pessoas que dão a cara na política. Esse senhor fala do Renato Matos com desdém, mas na Póvoa é importante aparecer alguém a dar a cara e ele pelo menos teve essa coragem.
    Outros ficarão escondidos atrás do anonimato a dizer mal... quiça por serem partidários do amorfismo reinante.
    Mais uma vez parabéns ao autor deste blog pelas suas descargas oportunas e assertivas.
    Miguel Gomes
    Póvoa de Varzim

    ResponderEliminar
  9. Caro Luís Gonzaga,

    Visitei com frequência o seu blogue e reconheço que as suas reflexões são um exercício essencial à participação cívica e que tanto fazem falta no mundo de hoje. Pelo que percebi irá avançar com outros projectos pelo que lhe desejo felicidades profissionais e pessoais.

    Edgar Torrão
    Póvoa de Varzim

    ResponderEliminar
  10. Há um tempo para parar e reflectir e outro para continuar a marcha...

    ResponderEliminar
  11. Vale sempre a pena ler http://www.povoasemanario.pt/index.php?page=news&idn=2319&city=

    ResponderEliminar
  12. Passados uns meses voltei ao blog para responder ao sr Miguel Gomes, que não percebeu o que pretendi dizer quando afirmei que o sr. Matos era mais um...está provado...sr. administrador de um hospital, o de Valongo!Que País este!disse e repito, Luís, este Matos é mais um...boy for the job!Acham que não, srs. ofendidos? Que percurso tem esse sr. Matos? o que fez ele? bandeiras? cartazes? mba's na EGP? !!!!PRIVADO!!! SECTOR PRIVADO!!! trabalhadores por conta de outrem...que entram às 8 horas e saem às 8 horas! o resto? é só malandros! Advogado? Sector privado dizia o "amigo" Gomes...Felizmente o nosso País está finalmente a começar a pagar a factura. E que a pague...bem paga.Um abraço aqui dos Estados Unidos...outra vez...

    ResponderEliminar
  13. Aqui d'el Rei! Aqui d'el Rei! Alguém acuda o PS, que sob a capa do seu espirito salazarento foi para a praia da Estela insinuar coisas e cairam no ridiculo. Quem acode os cargos do Renato!

    ResponderEliminar
  14. está quase a fazer dois anos de descargas....a empresa cessou actividade ou não é viável? Será por causa do custo das portagens? Nas scuts que já nós pagamos há alguém que quer "mamar" naquilo que já está pago....

    ResponderEliminar
  15. De vez em quando visito este local na esperança de alguma actividade.
    Fica-me o desconsolo.
    Entendo e respeito a vontade do autor, mas a saudade dos textos e da troca de comentários é tanta...

    ResponderEliminar
  16. AI O PS DAS BANCARROTAS O PS DAS BANCARROTAS

    ResponderEliminar
  17. Caro Luís, hoje, mais do que nunca gostava de poder usar este blogue para falarmos...o País está como está e fazem falta homens como tu a ajudar a sociedade a ser um pouco mais esclarecida. Se puderes, volta, nem que seja por pouco tempo...há tanto para escrever, tanto para debater...abraço

    ResponderEliminar
  18. Miguel Gomes??? Onde anda o Dr Matos???? tacho??? Não!! Sector privado!!!corram com todos! PS's...PSD's...CDS's...(os da extrema esquerda nem vale a pena falar pois ainda vivem o sonho do Pai Natal)...agora...só há uma saida: implorar a gente que tenha trabalhado (sector privado???) a resolver a "borrada" que esta gente deixou! Mas haja alegria: vamos ter luzinhas de Natal cá na Póvoa!!!(que cambada!!!!)

    ResponderEliminar