terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Santana Lopes tem razão

Os contextos institucionais levam muitas vezes as pessoas a defender o indefensável. Quando estamos dentro da lógica de um clube desportivo, de um partido político ou de outro tipo de organização que ultrapasse a nossa vida profissional comportamo-nos, muitas vezes, com pouca racionalidade e, quando damos por ela, estamos a justificar o injustificável. Minimizamos a violência no desporto se ela foi protagonizada por adeptos do clube do nosso coração e apoiamos uma decisão do partido da nossa simpatia mesmo que, no íntimo, a consideremos errada.
Se repararmos, no contexto profissional, trabalhamos muitas vezes mal com os nossos “correligionários” e bem com os colegas que, em muitas situações, apresentam uma ideologia ou preferência clubística diferente. Encontramos neles uma prática com a qual nos identificamos e acabamos por ter a unir-nos, para além da maior ou menor empatia, um determinado conjunto de valores que ultrapassam quaisquer amarras partidárias, religiosas, clubísticas ou de outro tipo. Nesse contexto estamos, eventualmente e em muitos casos, muito mais próximos de um conjunto de valores com os quais nos identificamos e que, em grande parte, resultam da influência da família que funciona como elemento essencial de qualquer sociedade.
Sendo assim, desta vez, Santana terá acertado. Ele bem diz que anda por aí e terá afirmado no último Conselho Nacional do PSD que “há pessoas que podem pertencer ao mesmo partido, mas não à mesma família”.
Quem diria!
Eu a citar Santana Lopes!

7 comentários:

  1. Até um relógio avariado consegue indicar a hora certa duas vezes ao dia...

    ResponderEliminar
  2. Não sei porquê esse espanto caro colega, o PSD nunca foi um partido de unanimismos. A esse propósito recomendo esta leitura do seu camarada Pedro Batista do Porto que foi saneado:
    http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=193905

    Já agora o que pensa disto:
    http://www.vozdapovoa.com/noticia.asp?idEdicao=216&id=8486&idSeccao=1979&Action=noticia

    e da racionalização de recursos em tempo de crise?

    e ainda do seu PS com zero euros do PIDDAC para a Póvoa?

    ResponderEliminar
  3. Caro colega Miguel. Tenha calma e não fale de forma abusiva em camaradas e no "meu PS".
    Nem toda a gente segue a lógica da partidarite.
    Limitei-me a citar Santana que fez uma afirmação muito simples e com a qual concordo e que, no fundo, corresponde à ideia de que estamos muitas vezes mais próximos daqueles que, ideologicamente, pensamos estar mais afastados.

    ResponderEliminar
  4. A castanha quente da inventona do assassinato politico do sócrates estourou dentro da boca da "laranjada"..eh!eh!
    coitado do santana...muito pior do que zapata... e do que ganadaria que se sentiu encornado...ih1 iH!

    se não fosse trágico isto até era uma comédia...
    Como Luis filipe meneses se deve rir por dentro...

    ResponderEliminar
  5. Dr Castro, esqueça a logica da vitimização tão ao gosto de Sócrates que não lhe fica bem. Como se sabe, o nosso colega Pedro Batista foi excluido das lista de deputado porque não se revê na logica deste partido actualmente, como muitos, dai a sua discordancia pública, que é de salutar em qualquer partido. Não percebo porquê, o senhor gosta de se colocar na confortavel lógica supra partidária: vista a camisola para o bem e para o mal. Quanto ao resto, são factos, comente se lhe aprouver.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Dr Miguel.
    Não compreendo a sua insistência. Ainda resulta do apoio à candidatura à cãmara das listas do PS local?
    Quem apoia um candidatura local de um partido transforma-se necessariamente num militante desse partido?
    Provavelmente o Dr Miguel tem amarras partdirárias mas nem toda a gente segue a sua lógica, apesar da importância que os partidos políticos têm na democracia.

    ResponderEliminar
  7. Ora cá está um post dos que eu gosto... Caro Dr Castro vossa excelencia é uma ... Carissimo Dr Miguel, uma ... é o Sr... Assim , SIM! SEMOS POBEIROS OU NÂO! A malta gosta disto... De gritar ao árbito do Varzim: VAIS AO MAAAAR, VAIS AO MAAAAAR, VAIS MAAAAR, C....TU VAIS AO MAR... ou então U, U, U, o Bairro ... lvou no .... Pebeiros de grande nível... Cumprimentos.

    ResponderEliminar