sábado, 15 de agosto de 2009

Altura City



Há muitos anos que, durante a primeira quinzena de Agosto, mudo-me de armas e bagagens e com a minha família, para uma pequena localidade chamada Altura. É a segunda maior freguesia do concelho de Castro Marim com apenas 2000 habitantes de população residente. No entanto, à semelhança da Póvoa, recebe muita população vinda de diversos pontos do país e do estrangeiro, revelando, contudo, alguma resistência ao “progresso” que invadiu a nossa cidade.
Não tem muitos dos serviços que a Póvoa disponibiliza, mas, em contrapartida, oferece-nos um areal imenso, sem construções, e um mar delicioso.
Em terra, não sendo perfeita e sentindo-se algumas dificuldades no funcionamento da ETAR (sina que me persegue) e tendo, também, a sua “Torre”, o Eurotel, ainda dominam habitações unifamiliares e edifícios baixos, pouco volumosos e típicos da região.
Não foi pressionada, como grande parte das terras do litoral algarvio, pela construção e resistirá, talvez mais alguns anos, à inevitável invasão do “progresso e modernidade”. Nessa altura, terei que encontrar outro espaço por explorar para carregar as minhas baterias.
Consegui, nestes quinze dias, resistir à tentação da escrita e, atendendo aos últimos desenvolvimentos, vou ter que regressar ao Descarga, quanto mais não seja para justificar a minha tomada de posição sobre as eleições autárquicas que se avizinham.

26 comentários:

  1. De apoio à candidatura de Renato Matos e Elvira Ferreira à Câmara e Assembleia respectivamente.

    ResponderEliminar
  2. então já somos TRÊS... quanto à elvira não sei...entrou-me umvirus no pc...eh!eh! Psico-social...Nunca gostei de assistentes sociais, psiquiatras e ladrões...não sei porquê...e não acredito na psicanálise...
    os profs são os culpados de tudo...por causa dostelemócveis...

    ResponderEliminar
  3. Força Luís e parabéns pela posição pública.
    Tal como tu também gosto mais do PS de Renato Matos do que do PS de Sócrates.
    E acima de tudo, tal como tu, sou um apaixonado pela minha terra e por isso acho que já é tempo de mudar

    ResponderEliminar
  4. Gosxto muito mais do PS verdadeiro...as comadres é com a laranjada.. e só há um PS..o dos verdadeiros socialistas que estão com o Socrates é claro e com o Renato Sampaio ou o Narciso Miranda e com tantos outros de outras tendências.. No PS nunca se falou a uma só voz e não é agora que isso vai ser, pois cordeirada ou carneirada não é da rosa...

    ResponderEliminar
  5. Gostaria apenas de deixar aqui algumas opiniões.

    1 - Porque é que os candidatos à Câmara da Póvoa pelo PS, se tentam demarcar a todo o custo do PS Nacional?

    2 - Se não se identificam com o PS de Socrates (e de Lurdes Rodriges) e se Renato Matos entende que o PS Póvoa é um mais um Movimento civico do que um Partido, porque não se candidataram por uma Lista Independente que reflectisse a pluralidade de opiniões?

    3 - Acho o PS Póvoa e os seus candidatos muito incoerentes e estarei cá para denunciar o seu populismo.

    Espero aceitem a minha opiniao e gostava de ver publicado o meu comentário, pois a Democracia ganha com isso.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo das 19:46, como bem sabe qualquer movimento de independentes dificilmente conquista o que quer que seja pois não conta com o apoio das receitas partidárias. Por muito boa intenção que possam ter, acaba sempre por ser uma luta muito desigual. Não obstante, e não sei se é esse o caso ou não, o facto de uma pessoa não ser militante de um determinado partido não significa que não se possa aproximar mais da ideologia desse determinado partido do que de outro qualquer.

    ResponderEliminar
  7. Estaremos a assistir ao nascimento do "lobbie dos professores de Geografia" que avessos à avaliação de desempenho tentam refugiar-se na política onde os portugueses são bem mais permisivos e condescendentes?...O facto do Dr. Diamantino ter conseguido com sucesso abraçar a carreira política não poderá ser interrpretado como garante de que todos os professores podem ser políticos...
    Vamos lá voltar para os estrados das escolas... Faz favor...

    ResponderEliminar
  8. caro anónimo...Não falo em nome do PS, apesar de também ser renato e militante ps..mas tenho a dizer-te que no Ps ninguém é obrigado a seguir cegamente o "chefe" ou "a chefe"...E eu tal como as centenas de milhares de militantes socialistas falamos pela nossa boca (de cada um) e pela cabeça de cada um...sem que por isso sejamos banidos ou expulsos...Além disso dos estatutos partidários resulta também a figura do Independente...creio que mais nenhum partido nacional tem nos seus estatutos consagrada essa figura...por isso cada independente que figura nas listas do partido PS deve saber com que linhas se cose..ou deveria saber...Uma coisa é o PS apoiar listas independentes,outra coisa é fazer listas próprias com cidadãos independentes, (leia-se apenas não militantes) - os militantes têm deveres e direitos que os independentes mesmo dentro do partido não tem...- Eu próprio em tempo tive oportunidade de me pronunciar sobre a escolha dos candidatos autárquicos e é do conhececimento dos mais directos responsáveis do ps povoa a minha posição- sempre defendi que regra geral se deveria dar preferência ao militante local, em detrimento do independente, ou do "paraquedista" e que deveria dentro do possivel manter os candidatos já eleitos...pois são uma mais valia por serem já conhecidos e escolhidos pelo eleitorado...mas também reconheço que é dificil agradar "a gregos e a troianos" e esta questão das listas só não é problemática quando não existe um minimo de democracia interna partidária...Se um partido tem crise partidária ou discussão interna dentro do seu partido ´
    e porque existe alguma democracia interna e os lugares não lhes são impostos pelos "comités centrais"...

    ResponderEliminar
  9. A natureza castradora do comentário das 23.28 de 19 de Agosto é que torna urgente a participação de todos.
    Da minha parte garanto-lhe que não tenho qulquer tipo de ambição político/partidária, mas como qualquer cidadão deste país e deste concelho poderia ter. Não a tendo, será que não posso, para além de exercer o meu direito de voto, apoiar publicamente uma candidatura que não seja a dos seus "bem sucedidos" correlegionários?
    Ou só se for para dizer bem da obra?
    Pensei que todos tinham os mesmos direitos e deveres.
    Por último se há aqui alguém que se refugia de algo, é o leitor no seu cobarde anonimato.

    ResponderEliminar
  10. Nos noticiários que têm saido ultimamente relativamente aos actos eleitorais de 2009, ficou-se a saber que o PS se "destaca pela negativa" nas despesas, ao contrário do CDS e BE que gastarão 800 mil e 900 mil euros, respectivamente.

    Ao contrário da generalidade dos partidos, o PS aumentou a despesas para as suas campanhas.

    Na Póvoa essa esbanjamento é mais que visivel, com imensa propaganda para a campanha basta e para a campanha de renato matos.

    Será que o ps está a ser patrocinado pelo grande capital? Ou estará apenas a desbaratar o dinheiro do contribuinte, em tempo de crise?

    Critica-se imenso Macedo Vieira, mas a sua campanha tem gasto pouquissimo e não podem negar que tem obra feita. Quanto ao PS, até ao momento, só pode reclamar para si ter feito mais despesa.

    O Luís é um talento muito mal aproveitado no PS.

    ResponderEliminar
  11. O comentário feito no dia 19 de Agosto de 2009 às 23:28 é, no mínimo, ridículo

    O que na realidade lhe deve fazer imensa confusão é o facto de, felizmente, ainda existirem pessoas que procuram de forma completamente desinteressada dar um pequeno contributo para que se inverta o rumo negativo que a cidade tem vindo a tomar nos últimos anos.

    No fundo, só um vasto leque de 'pequenos contributos' como esse poderá fazer com que aqueles que (esses sim!) viram na vida política uma alternativa às suas carreiras profissionais (por motivos que desconheço mas que, sinceramente, prefiro não conhecer) voltem para o lugar de onde nunca deveriam ter saído.

    Brincar aos médicos ainda vá que não vá, depende da paciente, mas brincar com os destinos da Póvoa e dos Poveiros não.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. É verdade sim senhor. O PS vais gastar 6 milhões de euros nas campanhas. É o campeão nas despesas.

    ResponderEliminar
  14. Sobre as despesas para as campanhas eleitorais, aqui vão alguns números que o anónimo do post de 20 de Agosto, às 19:41 não apresentou.

    O PS é o mais gastador, com despesas contabilizadas em 5,5 milhões de euros.

    O CDS é o menos gastador, com despesas contabilizadas em 850 mil euros.

    Os outros partidos apresentam uma diminuição na despesa, apesar de muito ligeira.

    ResponderEliminar
  15. Porque "parou" este blogue?

    ResponderEliminar
  16. É uma tristeza verificar que, antes de haver um apoio público a uma candidatura política, este blog e o seu autor eram extremamente elogiados. Assim que o lodo da política nacional se instalou, surgem os comentários infelizes, os extremismos, as discussões vazias de conteúdo...Se se é professor de geografia, médico, estivador ou bombeiro, tem-se mais ou menos direitos a opinar?
    Vejo aqui muitas críticas a Sócrates, todos os dias se ouve que este Governo nos está a tirar a liberdade, há escutas e afins...a realidade é que, sendo isso ou não verdade, o que mais me preocupa é esta censura de praça pública, em que um homem é atacado por ter uma opinião, inventam-se e levantam-se suspeições sobre tudo e nada, cala-se toda e qualquer voz que se levante - muitas vezes sem sequer se ouvir o que tem para dizer...É triste, opressivo até, viver num País em que falar de política publicamente é ser arrastado para um pântano. Felizmente aprendi cedo a lição: "Nunca discutas com um palerma. Ele baixa-te ao seu nível e depois vence-te por experiência". Por isso deixo o apelo - dignifiquem o espaço público com debates sobre ideias, rumos e propostas para a nossa terra e não percam tempo a saber se A B ou C são "criminosos", se uns gastam mais ou menos, se há despesismo...Aliás, sobre isso muito haveria a dizer de todos os partidos, duma ponta à outra do espectro.
    Como Poveiro, espero que seja eleito quem for mais sério, honesto, tenha uma visão e uma estratégia para a cidade e nunca ganhe um demagogo, desrespeitador das opiniões diferentes e abusador do seu poder.

    Seja ele quem for, que seja o melhor.

    Um abraço, Luís

    ResponderEliminar
  17. temos jornais e jornalistas...será que temos quem respeite o código deontológico dos jornalistas? Será que não o desconhecem?
    podemos tomar banho de mar descansadamente em certas praias do concelho,principalmente naquelas da cidade? Porque não? Há perigos ou não? è que pelos menos parece haver algum "fumo" esvoaçante... e diza experiência que onde há fumo há ou houve fogo...Será que não há gente já "queimada"?
    Diz o povo que "elas não matam, mas aleijam..." mas será que não matam mesmo?

    ResponderEliminar
  18. Como seria de esperar, mal alguém anuncia a sua posição política nesta terra, é de imediato alvo de ataques e insinuações desde que a posição não seja 'laranja'. Mas dizer que o Luís Diamantino é um político de sucesso ... nem ao Herman José lembraria ... ou então o nível político poveiro é mesmo mediano ... e estou a ser um professor que dá boas notas eheheh ...

    ResponderEliminar
  19. As campanhas ainda mal começaram e já vejo Luís Castro desiludido com o PS.

    O facto de o autor do blog expôr publicamente as suas opiniões sobre a sua cidade, também se expõe a si próprio às opiniões contrárias, o que é normalissimo numa sociedade Democrática.

    O que não parece normal, é o autor conviver bem com os elogios e irritar-se com as criticas.

    Pois é camarada, isto não são favas contadas, nem um passeio até à vitória de Renato Matos em 11 de Outubro.

    A luta será dura e, o mais natural, é os Poveiros votarem em massa em Macedo Vieira, pois tem sido um autarca exemplar, comparado com o panorama de Presidentes de Câmara do País.

    ResponderEliminar
  20. Compreendo perfeitamente o sentido do seu comentário e reconheço que o segundo parágrafo é interessante.
    Tenho mais dificuldade em perceber é o terceiro. Como sabe se convivo bem com elogios? Ou se me irrito com críticas?Continuo a dizer algo de muito simples. Desta vez, para além de votar, digo publicamente em que sentido. Quanto às votações em massa e aos autarcas exemplares, espero, naturalmente, algo de diferente em relação à primeira e não tenho outro remédio que não seja aceitar a sua opinião em relação à segunda.
    PS: Devo tratá-lo por "camarada"?

    ResponderEliminar
  21. Todos a Fátima. Começou a compra de 1800 votos dos de-votos. Os primeiros 300 de-votos foram comer e beber à fartazana, bacalhau frito e vitela assada e vinho de todas as cores. E de caminho foram a Fátima. O São Benardo compromete-se fazer mais 6 peregrinações como esta até às Eleições. Viva a democracia.

    ResponderEliminar
  22. Caro Prof Luis,
    A sua posição pública de apoiar a candidatura do jovem Renato Matos é dignificante para a discussão pública que se pretende que se faça numa altura pré eleitoral.
    Infelizmente, aparecem logo aqueles que acomodados ou amarrados ao poder local o condenam por tal.
    Se não gostam do seu apoio públicoa uma candidatura então que apresentem razões minimamente sérias, que discutam de forma responsável e sadia.
    É por esse tipo de mentalidade que esta terra e este país está como está.
    A culpa não é dos politicos ou dos empresários, a culpa é do povo, é de todos nós, é da população em geral que não tem espirtito critico fundamentado, que só está bem a bajular os pequenos poderes porque isso é mais confortável e pior de tudo, que tentam amordaçar quem tem a coragem de dar a cara por um projecto alternativo.
    Por isso, eu também fico contente com a posição pública do professor Luis Castro e eu também alinho pela MUDANÇA NECESSÁRIA PARA A MINHA TERRA!

    ResponderEliminar